Prefeitura de Laranjeiras (SE) realiza Conferência dos Direitos da Criança

PTB Notícias 28/10/2011, 7:33

Sempre executando ações em prol da população, a Prefeitura de Laranjeiras (SE), administrada por Ione Sobral (PTB), por meio de sua Secretaria de Assistência Social, Conselhos Tutelares e Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente (CMDCA) realizou ontem, (27/10), no Clube Recreativo Antônio Carlos Franco, a III Conferência Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente.

O tema central discutido pela população e gestores públicos foi “Mobiliando, Implementando e Monitorando a Política e o Plano Decenal de Direitos Humanos de Crianças e Adolescentes no Distrito Federal, estados e Municípios”.

No evento, também foram realizados debates em torno de eixos importantes como a promoção dos direitos das crianças e dos adolescentes, proteção e defesa dos direitos, protagonismo e participação de crianças e adolescentes, controle social da efetivação dos direitos e gestão da política nacional dos direitos humanos das crianças e adolescentes.

Na avaliação da Secretária-executiva do Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente de Laranjeiras, Ana Lúcia Lima, a participação popular na construção de políticas públicas é sempre importante, já que, em tempos passados, tudo era elaborado ente os gestores.

” Os gestores público elaboram as políticas públicas em benefício da sociedade.

Por este motivo, a comunidade deve estar engajada e participar de todo o processo.

Hoje, o que vemos nesta conferência é a participação efetiva das crianças e dos adolescentes, já que o clube está lotado”, disse Ana Lúcia.

A presidenta do Conselho Tutelar do 1º Distrito de Laranjeiras, Márcia Patrícia da Silva, destaca que os direitos da criança e do adolescente não podem, jamais, ser violados.

Dessa forma, os conselhos Tutelares devem fiscalizar de forma veemente.

“Nós como fiscalizadores, não podemos deixar, jamais, deixar que os direitos das crianças e dos adolescentes sejam violados.

Assim como, trabalhamos nas ações preventivas.

Portanto, é sempre importante a denúncia.

Para fazer isto, a população deve entrar em contato com o Disque 100.

A ligação é gratuita e não é necessária a identificação da pessoas que está denunciando”, afirmou.

Como representante da prefeita Ione Sobral, o secretário municipal de Cultura, Irineu Fontes, saudou o público e destacou que a administração “Laranjeiras da Gente” valoriza a participação popular.

“O desejo da prefeita Ione Sobral é executar políticas de valorização da sociedade.

Nesta conferência, os beneficiários serão as crianças e os adolescentes.

O nosso desejo, enquanto gestores é sempre ouvir a população, para que, juntos, possamos construir políticas públicas mais eficientes que atendam as reais necessidades e assim possamos também construir uma Laranjeiras melhor”, acrescentou Fontes.

Agência Trabalhista de Notícias (LL), com informações do Portal Faxaju