Prefeitura de Manaus cria campanha de prevenção às queimadas urbanas

PTB Notícias 19/09/2009, 9:23


A Prefeitura de Manaus (administrada pelo petebista Amazonino Mendes), por meio de sua Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Sustentabilidade (Semmas) deu início nesta sexta-feira (18), à Campanha de Prevenção às Queimadas Urbanas, com a realização de distribuição de material informativo e a realização de mutirão de atendimento de denúncias de focos de queimada recebidas pela secretaria.

Foram ao todo 80 denúncias atendidas ao longo da manhã desta sexta-feira, com a participação de fiscais e técnicos de educação ambiental, distribuídos pelas diversas zonas da cidade.

Cada equipe saiu às ruas com um quantitativo de dez denúncias de focos de queimadas.

O trabalho tem o caráter educativo como a principal meta, mas também poderá gerar notificação e autuação dos infratores, a depender da gravidade do problema encontrado.

Só este ano, a Semmas recebeu 415 denúncias de queimadas entre janeiro e agosto deste ano.

Destas, 336 foram atendidas.

Com a Força-Tarefa criada na última sexta-feira, houve um aumento do quantitativo de denúncias.

O prefeito Amazonino Mendes determinou a formação da força-tarefa para combater o problema das queimadas urbanas e intensificar a punição aos responsáveis por focos tanto de queima de lixo doméstico (residências), empresas, construtoras e proprietários de terreno que estão realizando queimadas de grandes proporções em terrenos particulares de grandes dimensões.

A operação – denominada Queimadas Zero – mobilizou as secretarias de Meio Ambiente e Sustentabilidade (Semmas), Economia e Finanças (Semef), Saúde (Semsa) e Guarda Civil Metropolitana para combater o problema.

A Semmas passou a funcionar com o seu serviço de Disque Denúncia, por meio do 0800-92-2000, em plantão de 24 horas – com uma equipe de quatro telefonistas – para receber as denúncias e de imediato acionar as equipes de fiscalização que estarão também de plantão e em pontos estratégicos da cidade.

O plantão começou na noite da sexta-feira (11) e na segunda-feira (14) já havia atendido 48 denúncias.

Os 80 registros que serão atendidos nesta sexta-feira fazem parte do quantitativo de denúncias recebidas ao longo desta semana e que não puderam ser atendidas em função do grande volume de trabalho das equipes.

“Houve uma resposta muito boa por parte da população, que está utilizando a nossa Linha Verde (0800-92-2000) para denunciar, e agora começamos a etapa de conscientização e educação ambiental em relação às queimadas urbanas”, afirmou o secretário municipal de Meio Ambiente e Sustentabilidade, Marcelo Dutra.

A Prefeitura de Manaus também estará convocando por meio de oficio os demais órgãos ambientais – tanto da esfera estadual federal quanto estadual (Ibama e Ipaam), além das Forças Armadas – para apoiar o trabalho e solicitar do Corpo de Bombeiros que forneça os registros dos focos de incêndio para que nossas equipes possam também ir até os locais e notificar os responsáveis.

* Agência Trabalhista de Notícias com informações da Prefeitura de Manaus