Prefeitura de Manaus discute mudanças climáticas em fórum, na Alemanha

PTB Notícias 24/05/2010, 17:06


A Prefeitura de Manaus dá continuidade ao trabalho de negociações de mudanças climáticas, com o prefeito Amazonino Mendes integrando a comitiva de líderes de governos locais que discutirá o reconhecimento efetivo das cidades no processo de mitigação e adaptação às mudanças climáticas.

O secretário municipal de Meio Ambiente e Sustentabilidade, Marcelo Dutra, representará Amazonino em três eventos diferentes que ocorrerão de 26 de maio a 4 de junho, na Alemanha, tendo na pauta questões relacionadas ao clima.

Ele participará do Cidades Resilientes – 1o.

Congresso Mundial de Cidades e Adaptação às Mudanças Climáticas, promovido pelo ICLEI, do Fórum de Prefeitos para Adaptação de Mudanças Climáticas, promovido pelo Conselho Mundial de Prefeitos para Mudanças do Clima, e a Reunião do Secretariado das Nações Unidas para a Convenção de Mudanças Climáticas, evento preparatório para a COP 16 (Climate Change Talks).

Os eventos ocorrerão na cidade de Bonn.

Promovido pelo ICLEI (Governos Locais para a Sustentabilidade), o Congresso Mundial de Cidades Resilientes é a primeira edição de um forum global sobre resiliência urbana e adaptações a mudanças climáticas, oportunidade na qual os participantes poderão compartilhar das últimas descobertas científicas, conhecer o estado da arte das políticas públicas, os estudos de casos das cidades e os debates sobre as estratégias para fazer com que as cidades e áreas urbanizadas possam ser mais adaptáveis às mudanças climáticas.

No Forum de Prefeitos para a Adaptação, promovido pelo Conselho Mundial de Prefeitos para Mudanças Climáticas, do qual Amazonino Mendes é membro, ocorrerão sessões de alto nível para intercâmbio de perspectivas, ideias e experiências que irão incrementar o direcionamento da advocacia para uma política global de trabalho de prefeituras no processo de adaptação climática.

Por ultimo, a partir do dia 31 iniciam-se os trabalhos do Climate Chage Talks, voltados para a preparação da agenda de trabalho e de temas a serem desenvolvidos durante a 16ª.

Conferência das Partes da Convenção do Clima,que este ano ocorrerá no final de novembro, na cidade de Cancun, no México.

Manaus participará da reunião como integrante da Força Tarefa para Mudanças Climáticas da CGLU (Cidades e Governos Locais Unidos), entidade que é reconhecida pelas Nações Unidas como a porta-voz dos líderes dos governos locais em nível global.

Prefeitura de Manaus