Prefeitura de Manaus efetiva quase 2 mil agentes comunitários de saúde

PTB Notícias 10/06/2009, 7:35


Cerca de 1.

779 agentes comunitários de saúde foram efetivados hoje (9), pela Prefeitura de Manaus para trabalhar no Programa Saúde da Família, na capital.

O contrato foi assinado pelo prefeito Amazonino Mendes (PTB), no Parque Municipal do Idoso, zona Centro-Sul da cidade.

Segundo o prefeito, a mudança na legislação do município em 2006, dispensou a necessidade de concurso público para a contratação dos agentes.

Amazonino disse ainda, que somente os candidatos cadastrados até 14 de fevereiro deste ano, puderam participar do processo de seleção.

O vice-presidente do Sindicato dos Agentes Comunitários de Saúde, Gilson Purinã, disse que a contratação representa uma conquista que põe fim a uma luta de 10 anos.

Gilson esclarece que a reivindicação dos agentes nos últimos anos, despertou o interesse do município em solucionar a questão.

Segundo o secretário municipal de saúde, Francisco Deldato, a lista com os nomes dos servidores, será publicada no Diário Oficial do Município (DOM), nos próximos dias.

O secretário anunciou que os servidores passarão por cursos de capacitação e reciclagem com início previsto para seis de julho.

Para a agente Lenilda Guedes (44), apesar da efetivação, os servidores precisam de mais apoio e melhores condições de trabalho.

Segundo, falta estrutura no local de trabalho e equipamentos para atender quem procura pelo serviço.

* Agência Trabalhista de Notícias com informações do Portal Amazônia 24 Horas