Prefeitura de Manaus intensifica fiscalização em estacionamento irregular

PTB Notícias 18/02/2011, 14:46


O estacionamento irregular tem sido o alvo principal das operações de fiscalização realizadas pela Prefeitura de Manaus, administrada pelo petebista Amazonino Mendes (PTB-AM), por meio do Instituto Municipal de Engenharia e Fiscalização do Trânsito (Manaustrans).

O objetivo é garantir a livre circulação de veículos e pedestres nas vias da cidade.

Em 2010, mais de 34 mil autuações foram emitidas por veículos que estavam parados ou estacionados em local proibido pelo Código de Trânsito Brasileiro (CTB).

Este ano, os reflexos das operações já podem ser notados.

É o caso da Operação Trânsito Livre, que começou a ser executada todas as quartas-feiras, a partir das 21h, na avenida Desembargador João Machado, mais conhecida como Estrada dos Franceses, onde agentes controlam o trânsito nas proximidades de casas de shows que funcionam no local.

Em uma das intervenções realizadas nessa via, a autônoma Marcela Albuquerque, parou o seu veículo e agradeceu o trabalho.

“Passo por aqui com muita frequência e sem esse trabalho é uma desordem, ninguém consegue passar.

Hoje está muito diferente.

Os condutores estão respeitando a sinalização e o trânsito fluindo”, ressalta a condutora.

Na avenida Max Teixeira, na noite do último sábado (12/02/2011) doze agentes de trânsito montaram uma operação com três carros guinchos, quatros motocicletas e três viaturas, nas proximidades de casas de shows que funcionam naquela via.

Com a presença dos agentes, nenhuma irregularidade foi constatada e nenhum veículo foi autuado entre 21h e 02h de domingo.

Diferente do ocorrido na manhã da última segunda-feira (14/02/2011), quando seis agentes de trânsito realizaram a Operação Calçada Livre na avenida Álvaro Maia.

Quinze veículos foram autuados e um GM Celta foi removido pelo carro-guincho ao parqueamento da Prefeitura, por estar estacionado em local proibido comprometendo o tráfego de veículos.

Além desses locais, apenas no mês de fevereiro, as fiscalizações aconteceram nas avenidas Leopoldo Péres no Educandos, com quatro veículos atuados, Presidente Kennedy com 14 veículos entre carretas e carros pequenos, Leonardo Malcher, com nove carros pequenos, Av.

Brasil com doze autuações e um veículo guinchado e Constantino Nery, com quatro autuações.

O diretor presidente do Manaustrans, Walter Cruz, afirma que apesar do efetivo de apenas 108 agentes as fiscalizações são constantes, e por isso os condutores devem estar atentos e obedecer as placas de regulamentação.

O valor das multas por estacionamento irregular pode variar de R$ 53,24 à R$ 127,69 e o condutor pode perder de 3 a 5 pontos na carteira, além de poder ter seu veículo guinchado.

Na próxima semana, as operações se concentrarão nas avenidas Djalma Batista e na área Central da cidade.

A população também pode sugerir os locais, para que possamos programar fiscalizações por meio do Disque Atendimento do Manaustrans 0800 092 1199.

Agência Trabalhista de Notícias (PB), com informações da Prefeitura de Manaus