Prefeitura de Manaus lança nas escolas programa para estimular leitura

PTB Notícias 19/04/2010, 9:29


Com a presença dos escritores amazonenses Thiago de Mello, Tenório Telles e Elson Farias, a Prefeitura de Manaus lançou na última sexta-feira (16/04), por meio da Secretaria Municipal de Educação (Semed), o programa “Viajando na Leitura”, no auditório do Centro Universitário Nilton Lins.

A iniciativa busca estimular nos alunos, pais e professores, o hábito da leitura e desenvolver atividades dentro e fora das escolas, por meios de projetos, concursos e outras ações voltadas para o tema, integradas aos conteúdos curriculares.

Aumento dos acervos das bibliotecas, tecnologias educacionais, feiras de livros, produção de almanaques, encontros com escritores amazonenses, concursos de cartazes e desenhos, roteiros de peças, dentre outros, serão implementados nas escolas da rede municipal de acordo com a Subsecretária de Gestão Escolar, Viviane Matos, de Araújo, que apresentou o programa.

O objetivo visa ainda, transformar leitores em escritores e proporcionar uma formação específica na área de leitura para os educadores.

“Atividades variadas de leitura já vêm sendo realizadas nas escolas.

No entanto, percebemos a necessidade do ensino de um método de leitura alegre, dinâmico e adequado a cada faixa etária e segmento (educação infantil, indígena e educação de jovens e adultos)”, destacou a subsecretária.

Ainda de acordo com Viviane Matos, haverá a participação de autores regionais, redações, grandes encontros de leitura, exposição de livros, 50 minutos de leitura semanais nas escolas envolvendo temas variados, que vão desde a atualidade às perspectivas do currículo escolar.

Para o escritor e membro da Academia Amazonense de Letras, Tenório Telles, o um momento é histórico.

Segundo ele, é a primeira vez na história do Brasil que um município realiza, por meio de uma ação de governo, um programa que contempla alunos, professores e pais visando o incentivo da leitura.

“O programa despertará a atenção, o amor e o interesse pela leitura causando a ampliação de conhecimentos, sabedoria e do prazer pela arte, cultivando ainda nas crianças e jovens esse espírito de leitura.

A participação dos pais, alunos e professores é fundamental para que esse processo obtenha sucesso, pois o acesso ao conhecimento e leitura transforma vidas e modifica a percepção da realidade”, afirmou o escritor.

Já para o poeta Thiago de Mello, “a leitura e a formação da juventude é um caminho para a cidadania”.

Mello falou sobre a importância dos livros na formação do ser humano e destacou o papel do professor no despertar do interesse pela leitura.

“Muito do que sou eu devo aos livros que li e a minha professora primária”, disse o poeta.

Thiago de Mello contou também de sua amizade com dois grandes amantes da leitura: o poeta chileno Pablo Neruda e o educador brasileiro Paulo Freire e acrescentou: “É esse orgulho e alegria interior que gostaria de ver em pais e professores para plantar nas crianças o amor ao livro”, disse o poeta.

Agência Trabalhista de Notícias com informações da Secretaria Municipal de Educação e Prefeitura de Manaus