Prefeitura de Manaus lança Portal da Transparência na internet

PTB Notícias 26/07/2009, 10:30


Já está no ar o novo portal da transparência da Prefeitura de Manaus, que agora disponibiliza em uma linguagem simplificada e acessível para a população, dados da Administração do prefeito Amazonino Mendes, presidente do Diretório Estadual do PTB no Amazonas.

O novo portal traz informações quanto a pagamentos efetuados, legislação orçamentária e tributária, receitas e despesas realizadas, além de demonstrativos da lei de responsabilidade fiscal.

Elaborado pela Secretaria Municipal de Finanças e Controle Interno (Semef), o Portal da Transparência pode ser acessado através do endereço eletrônico (http://www.

manaus.

am.

gov.

br/transparencia) www.

manaus.

am.

gov.

br/transparencia .

Edson Fernandes, subsecretário de planejamento da Semef, destacou que o novo formato do portal facilitará o entendimento das informações por parte da população.

“O portal trará transparência em uma linguagem simples, para que o cidadão que não esteja acostumado com os termos técnicos de finanças públicas possa entender as atividades financeiras da Prefeitura”, esclareceu.

Entre as novidades destaca-se a planilha de Previsão e Arrecadação, onde poderá ser acompanhado o que foi previsto, e o que realmente foi arrecadado pelo município.

“Assim o cidadão saberá a real situação financeira da Prefeitura” explicou o subsecretário.

Edson Fernandes disse ainda que dessa forma o contribuinte poderá perceber o quanto a arrecadação caiu no ápice da crise e como vem se recuperando mensalmente.

“Tivemos um déficit na arrecadação de 23% em fevereiro.

Em junho, esse número diminuiu para 9,76% o que demonstra que a administração municipal vem trabalhando para aumentar a arrecadação”, esclareceu o subsecretário.

Além de ser uma determinação do prefeito Amazonino Mendes, o novo portal vem atender a lei federal complementar nº 131, de 2009, que determina a disponibilização, de informações sobre a execução orçamentária e financeira dos estados e municípios.

fonte: site da Prefeitura de Manaus (AM)