Prefeitura de Manaus recebe equipamento para transporte de pescado

PTB Notícias 4/04/2011, 14:55


A Prefeitura de Manaus, através do prefeito Amazonino Mendes (PTB-AM), recebeu no último dia 30/03 da ministra da Pesca, a senadora licenciada Ideli Salvatti (PT), dois caminhões que serão utilizados no suporte da produção e comercialização do pescado na cidade de Manaus integrando o principal mercado consumidor do Estado com os pequenos pescadores dos municípios do entorno da capital.

A solenidade foi na sede da Prefeitura.

Na oportunidade, o prefeito solicitou e ministra compreendeu a necessidade de mais caminhões para a venda de pescado a um preço acessível para a população de baixa renda.

“Isso chega até a população de menor poder aquisitivo.

Ela não precisa andar.

Se nós tivermos vários caminhões desse, nós poderemos ajudar e muito”, declarou o prefeito.

A ministra observou que os caminhões vão atender as duas pontas da cadeia produtiva.

A primeira, o pescador por poder vender o pescado a um preço melhor, eliminando o atravessador e a segunda, a própria população que pode adquirir o pescado a um preço mais acessível e de boa qualidade.

A ministra chegou à prefeitura pouco depois das 12 horas, sendo recebida pelo prefeito Amazonino Mendes, secretários e vereadores em seu gabinete.

Durante a conversa com a ministra, o prefeito sugeriu a adoção de uma política de desenvolvimento da cadeia produtiva da pesca no Estado, com a criação de uma companhia mista com financiamento do BNDES.

Na conversa no gabinete, o prefeito apresentou uma espécie de diagnóstico sobre a atividade pesqueira no Estado, com a pesca predatória, sugerindo uma política específica para o setor envolvendo os próprios pescadores.

“O primeiro ponto que precisamos equacionar é fazer com que os pescadores se sintam “donos” do ambiente”, declarou o prefeito.

Baseado em sua própria experiência de governador por três mandatos, o prefeito disse que a companhia mista conta com investidores privados “com pesquisas, tecnologia de alevinagem, repovoamento dos lagos com monitoramento e construção de embarcações próprias para a atividade”, tendo os pescadores como sócios.

Ao fazer a sugestão o prefeito citou o exemplo da Reserva Sustentável do Mamirauá criada em seu primeiro governo administrada pela comunidade residente e que hoje produz em média 20 toneladas de pirarucu por safra.

A ministra por sua vez afirmou que a visita ao Amazonas é a 11ª desde quando assumiu o Ministério da Pesca para discutir a política e parcerias para o desenvolvimento da pesca.

“O Amazonas tem potencial de ser o maior produtor de proteína animal que não desmata” afirmou.

Ela informou ainda que o BNDES já dispõe de estudos que apontam para a rentabilidade do setor.

“De cada 100 reais aplicados anualmente, 25 reais é o lucro líquido” disse.

Na assinatura do termo de cessão, Amazonino destacou o trabalho do secretário municipal de Produção e Abastecimento, Rogério Vasconcelos em se empenhar junto ao Ministério da Pesca na obtenção de dois caminhões e da fábrica de gelo.

Em um tom descontraído, o prefeito pediu a ministra mais cinco caminhões para atender a população de baixa renda.

Em resposta Ideli Salvatti lembrou passou a responsabilidade para o senador João Pedro (PT), presente na solenidade para apresentar emendas ao Orçamento para a aquisição dos caminhões.

Após a assinatura do termo, o prefeito e a ministra foram ao estacionamento da Prefeitura onde estavam os dois caminhões onde o chefe do executivo municipal recebeu as chaves do veículo.

Agência Trabalhista de Notícias (PB), com informações da Prefeitura de Manaus