Prefeitura de Nova Xavantina ganha ambulância do Ministério da Saúde

PTB Notícias 26/03/2010, 8:49


Na manhã desta quinta-feira (25/03), o presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva e o ministro da Saúde, José Gomes Temporão entregaram 15 ambulâncias do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU), para o estado de Mato Grosso.

A cerimônia de entrega aconteceu na cidade de Tatuí, em São Paulo, local onde mais ambulâncias foram entregues a outros estados.

Aproveitando a oportunidade, o prefeito de Nova Xavantina, Gercino Caetano Rosa (PTB), que se fez presente no evento, elogiou o trabalho que o Ministério da Saúde vem desenvolvendo em parceria com a Secretaria Estadual de Saúde de Mato Grosso e municípios.

“Fico feliz por nossa cidade ter sido beneficiada por uma ambulância do SAMU, que será bem aproveitada em nosso município, resolvendo alguns problemas que temos na saúde municipal”, disse Gercino ao site NOTICIASNX.

O Petebista Gercino ainda destacou o trabalho realizado pelo Corpo de Bombeiros de Nova Xavantina, que com certeza a ambulância vai ajudar os serviços dos bombeiros local.

“Com a nova ambulância, o município estará equipado com a mais última tecnologia em se tratando de transportes de doentes”, disse.

Perguntado sobre o caso do Hospital Municipal, o prefeito disse que assim que retornar à Nova Xavantina, reunirá com a secretaria de saúde e tentará sanar os problemas apresentados pelos vereadores na câmara municipal.

“Assim que chegar em Nova Xavantina, foi procurar saber o que aconteceu para tentarmos sanar de vez a questão da saúde em nossa cidade”, afirma.

SAMUCriado pelo Ministério da Saúde em 2003, o SAMU atualmente alcança 105 milhões de brasileiros.

As 15 ambulâncias foram entregues aos municípios de: Barra do Garças, Ribeirazinho, General Carneiro, Campo Verde, Campinápolis, Nova Xavatina, Novo São Joaquim, Primavera do leste, Porto dos Gaúchos, Cotriguaçu, Juara, Tabaporã, Aripuanã, Juína e Colniza.

O Serviço de Atendimento Móvel de Urgência SAMU192 é um programa que tem como finalidade prestar o socorro à população em casos de emergência.

Com o SAMU 192, o governo federal está reduzindo o número de óbitos, o tempo de internação em hospitais e as seqüelas decorrentes da falta de socorro precoce.

O serviço funciona 24 horas por dia com equipes de profissionais de saúde, como médicos, enfermeiros, auxiliares de enfermagem e socorristas que atendem às urgências de natureza traumática, clínica, pediátrica, cirúrgica, gineco-obstétrica e de saúde mental da população.

* Agência Trabalhista de Notícias com informações do Portal Notícias NX – Noticias de Nova Xavantina e do Vale do Araguaia