Prefeitura de Nova Xavantina realiza obras de drenagem e melhoramentos

PTB Notícias 26/04/2010, 7:07


Uma ação da Secretaria Municipal de Obras e Infra Estrutura da Prefeitura de Nova Xavantina, cidade administrada pelo petebista Gercino Caetano Rosa, está resolvendo um problema antigo da Praia da Lua, a tradicional praia do setor Xavantina, que recebe grande contingente de turistas da região e freqüentadores da chamada classe média do município, que costumeiramente lotam os dois pontos comerciais da praia: o internacional Restaurante Oscar, e o intelectualizado bar conhecido como Bar da Meire, hoje comandado por um grupo de ex-alunos da UNEMAT local.

Trata-se das obras de drenagem e melhor aproveitamento do espaço ali existente, obras que juntas vão proporcionar um novo visual àquele histórico ponto turístico de Nova Xavantina.

São 44 metros de manilhas que estão sendo colocados, para dar vazão às águas pluviais, que descendo da Praça Cívica arrebenta o asfalto, devido o solo ser arenoso, além de inviabilizar o espaço de entrada dos dois pontos comerciais.

No local, estão sendo colocados pela equipe do Secretário José Altamiro, o “Nego”, 20 manilhas de 0,40 cm de diâmetro; 12 manilhas de 0,60 cm e mais 12 manilhas de 01 metro de diâmetro, para dar vazão à correnteza das chuvas direto para o Rio das Mortes.

Isto na parte inferior da descida para a praia, porque na parte superior, próxima a entrada do clube ASJONOX, estão sendo colocados mais 100 mts de pedra canga no subsolo das laterais da Rua Mestre Venâncio de Oliveira, para filtrar as águas; isto é, obras de drenagem que no conjunto vão por fim aos problemas de enxurrada no local.

Segundo o Secretário, todo o asfalto do trecho será refeito, com a colocação de nova base, para dar um novo visual ao ponto turístico, bem como, será deslocada a enorme caixa do esgoto pluvial existente na entrada do Bar da Meire para um ponto mais acima, com colocação de manilhas no trecho da remoção, e com isso proporcionando um aumento na área de estacionamento do referido estabelecimento.

As obras devem estar concluídas na próxima semana e fazem parte da ação do prefeito Gercino Caetano Rosa (PTB) de promover uma rigorosa e sistemática limpeza da cidade, coma retirada de entulhos e colocação de manilhas em pontos necessários; bem como o melhoramento do aspecto visual urbano do município.

Neste sentido, na última semana foi concluída a colocação de meios fios em cerca de 600 metros da parte asfaltada da Estrada do Salgadinho, que vai até a entrada do clube do SISPUMNOX; e recentemente a Prefeitura concluiu a construção de 150 metros do muro de 2.

20 metros de altura no pátio da Arena de Rodeios, que juntamente com a colocação de 200 metros de alambrado no local, vão concluir o fechamento total e definitivo da área do pátio do Parque de Exposições de Nova Xavantina.

* Agência Trabalhista de Notícias com informações do Portal Noticias de Nova Xavantina e do Vale do Araguaia