Prefeitura de Paraty discute vias de fuga em caso de acidente nuclear

PTB Notícias 12/04/2009, 21:36


Os Poderes Executivo e Legislativo de Paraty irão se reunir, na próxima terça-feira, 14, com entidades organizadas, hoteleiros, comerciantes e população em geral para discutir um tema muito importante: a situação das vias de fuga em caso de ocorrência de acidente no complexo nuclear.

Na pauta também estão questões como a construção da Unidade Angra III e a contra-partida ao Município impostas pelo IBAMA.

A Comissão Nacional de Energia Nuclear (Cnem) concedeu em 09/03/09 à ELETRONUCLEAR, pela Portaria CNEM/PR no.

16, a Licença Parcial para a Construção da Unidade 3 (Angra III) da Central nuclear Almirante Álvaro Alberto- CNAAA.

A licença se refere a reconstituição (concretagem complementar) da área destinada às edificações de segurança nuclear da instalação e a impermeabilização na região do edifício do Reator e do Edifício Auxiliar do Reator, sujeita às condições estabelecidas na referida portaria, o que significa a retomada efetiva das obras da construção da Usina Angra III.

Angra III ainda é um buraco escavado na rocha a 200 m de Angra II, mas 43% de seus equipamentos já foram comprados e estão guardados em 24 galpões na Central Nuclear e em Itaguaí, na NUCLEP.

São cerca de 10 mil t de equipamentos comprados da Alemanha, que chegaram ao Brasil a partir de 1986.

O atraso do projeto impôs uma série de desafios aos construtores de Angra II.

Depois de 23 anos de paredes pichadas por trabalhadores, uma Comissão Parlamentar de Inquérito e um interminável confronto entre os a favor e os contra, ficamos conhecidos na comunidade nuclear internacional como exímios armazenadores de US$ 750 milhões (equipamentos e início das obras civis).

Tanto que Cuba solicitou ajuda para cuidar do que sobrou de sua Central Nuclear de Juragua em Cienfuegos, interrompida pelo esfacelamento do parceiro, a União Soviética.

A reunião ocorrerá na Casa da Cultura de Paraty, dia 14/04/09, às 11h.

* Agência Trabalhista de Notícias com informações do Portal da Prefeitura de Paraty