Prefeitura de Paraty ganhará novo sistema de esgotamento sanitário

PTB Notícias 26/04/2011, 7:47

O município de Paraty (RJ) vai receber, nesta quarta-feira (27/04), o projeto do novo sistema de esgotamento sanitário e da reestruturação do serviço de abastecimento de água da cidade.

O projeto de ambas as obras será entregue pelo secretário de Estado do Ambiente (SEA), Carlos Minc, juntamente com a assinatura do Convênio de Cooperação Técnica entre a secretaria de Estado do Ambiente e a prefeitura de Paraty.

O evento acontecerá nessa quarta-feira, às 11 horas, na Casa da Cultura de Paraty – Rua Dona Geralda, 177, Centro Histórico.

Além de Carlos Minc, já confirmaram presença para o evento, o secretário de Estado de Planejamento e Gestão (SEPLAG), Sérgio Ruy, e o prefeito de Paraty, José Carlos Porto Neto (PTB).

A assinatura do Convênio de Cooperação Técnica entre a SEA e a prefeitura de Paraty será realizada para o estabelecimento de ações com vistas à contratação de parceria pública-privada destinada para que o município tenha um novo sistema de esgotamento sanitário e um sistema de abastecimento de água reestruturado.

As obras vão fazer parte dos investimentos de R$ 5 bilhões que o governador Sérgio Cabral (PMDB) instituiu para o Estado, no “Pacto pelo Saneamento” – que tem a audaciosa meta de dobrar a coleta e o tratamento de esgoto em todo o Estado do Rio de Janeiro, além de erradicar um grave passivo ambiental: os lixões.

– Na minha primeira gestão, nós conseguimos ampliar a coleta e o tratamento de esgoto de 20% para 33%.

Agora, o objetivo é chegar a 60% até 2014.

Essa é uma meta audaciosa.

Isso significa investir em saúde pública, pois muitas doenças infantis são decorrentes da falta de saneamento.

Queremos dar dignidade para as pessoas – disse o governador.

Agência Trabalhista de Notícias (LL) com informações do Diário do Vale