Prefeitura de Paraty (RJ) abre inscrições para a festa “Carnamar 2008”

PTB Notícias 7/01/2008, 11:21


A Prefeitura da histórica cidade de Paraty, localizada no litoral sul do Estado do Rio de Janeiro, espera superar o número de inscritos para a sétima edição da folia no mar: o Carnamar 2008.

A expectativa do prefeito de Paraty, o petebista Zezé Porto, é levar mais de 150 embarcações para o desfile marítimo mais esperado do ano.

As inscrições são gratuitas no período de 07 a 15 de janeiro, das 10 às 15 horas, na Secretaria de Turismo e Cultura de Paraty.

O evento acontecerá no dia 20 de janeiro.

De acordo com informações da Prefeitura de Paraty, para preencher a ficha de inscrição da sétima edição do evento marítimo, os interessados devem estar munidos dos seguintes documentos: nome da equipe participante, nome da embarcação e capacidade, endereço, telefone e tema.

O regulamento será entregue no ato da inscrição.

Promovido pela Secretaria Municipal de Turismo e Cultura (Sectur), com apoio da Capitania dos Portos, Defesa Civil, Corpo de Bombeiros e Secretaria de Saúde, a folia no mar de Paraty começa no cais da cidade, às 11 horas, sendo que, este ano, o julgamento das embarcações acontece no percurso e na concentração na Praia Vermelha.

O retorno está marcado para as 15 horas.

Serão distribuídos prêmios em dinheiro para as categorias escuna médio porte (capacidade máxima 60 passageiros) e escuna maior porte (capacidade acima de 60 passageiros), nos critérios mais enfeitados e mais animados.

Já as Baleeiras/ Traineiras vão concorrer apenas ao conjunto de premiações que será mais animada/ mais enfeitada/ mais original.

O resultado do Carnamar 2008 será divulgado no dia 22 de janeiro durante a programação da Rádio Nova Paraty.

A premiação simbólica acontecerá na noite do dia primeiro de fevereiro, durante a abertura do Carnaval 2008, a partir das 22 horas, na Praça da Matriz.

O prefeito de Paraty, Zezé Porto, espera a participação de mais de duas mil pessoas na sétima edição do evento, que tem como objetivo criar o espírito de festa e animação nos foliões nos dias que antecedem o carnaval.

A Secretária interina de Turismo e Cultura de Paraty, Renata Castro, alerta que algumas normas deverão ser seguidas de acordo com o regulamento do Carnamar, caso contrário o participante será desclassificado.

Uma das determinações primordiais do regulamento, não desmerecendo as outras, é de que todos os condutores das embarcações participantes deverão que ser habilitados, sendo a velocidade máxima permitida de 5 (cinco) nós e expressamente proibido navegar em sentido contrário ao percurso.

Renata afirmou que o objetivo do Carnamar de Paraty “é promover diversão aos paratienses e visitantes no período em que antecede o carnaval”.

A secretária lembrou, inclusive, que o evento marítimo tornou-se uma festa tradicional na cidade e a administração do prefeito Zezé Porto está comprometida em sua continuidade.

“A Sectur também estará aceitando sugestões para que essa grande festa, que reúne um grande número de foliões, seja registrada com muita animação e sucesso”, completou a secretária interina.

fonte: Prefeitura Municipal de Paraty (RJ)