Prefeitura de Prudente realiza ação de combate à violência e abuso sexual

PTB Notícias 27/07/2012, 6:53


A Prefeitura de Presidente Prudente (SP), administrada por Milton Carlos de Mello, o Tupã (PTB), por meio de sua Secretaria Municipal de Educação, realiza na próxima semana, na segunda (30/07) e terça-feira (31), o Momento de Formação Continuada sobre Prevenção à Violência e ao Abuso Sexual, promovido pelos profissionais do Setor de Ações Complementares à Educação (Sace).

O evento ocorre nos dois dias no Centro de Formação Permanente dos Profissionais em Educação de Presidente Prudente (Ceforppe), das 7h30 às 12h30.

Os trabalhos contam ainda com o envolvimento de coordenadores pedagógicos da Seduc, além de profissionais do Centro de Referência Especializado de Assistência Social (Creas) e Universidade Estadual Paulista (Unesp).

Em seu primeiro dia, o evento terá profissionais do Sace ministrando uma palestra sobre os conceitos envolvidos no abuso e violência sexual como: quando se configura o abuso ou violência sexual, e os encaminhamentos que devem ser feitos após a observação pelo professor ou profissionais da escola em uma situação de suspeita ou confirmação de abuso.

No segundo dia, profissionais do Creas e da Unesp apresentarão o material “O segredo da Tartanina”, que é um material pedagógico preventivo ao abuso sexual.

Em seguida, profissionais da coordenação pedagógica da Seduc, apresentarão sugestões de trabalho por meio do material exposto pelo Creas e Unesp aos presentes.

De acordo com a educadora de saúde pública da Seduc, Selma Alves de Freitas Martin, ainda na terça-feira (31/07) será apresentada uma proposta de trabalho para o segundo semestre aos professores, para que estes desenvolvam-na na escola com seus alunos.

E no final de novembro, será realizado um novo encontro para apresentação das atividades realizadas pelos professores em sala de aula durante o semestre.

São esperadas aproximadamente 100 pessoas, entre professores do 5° ano de toda a Rede Municipal de Educação e orientadores pedagógicos das escolas de ensino fundamental.

* Agência Trabalhista de Notícias (LL), com informações do Portal da Prefeitura de Presidente Prudente