Prefeitura de Santa Cruz do Sul repassa sementes para setor agrícola

PTB Notícias 12/02/2010, 10:33

A Prefeitura de Santa Cruz do Sul, através da Secretaria Municipal de Agricultura efetuou durante a manhã desta quinta-feira dia 11,02, a entrega de sementes a produtores que tiveram lavouras atingidas pela enchente e enxurrada verificadas nos primeiros dias deste ano.

A solenidade, que foi realizada no Gabinete da Prefeita Kelly Moraes (PTB-RS), contou com a presença do Vice Prefeito Luiz Augusto Costa a Campis; Secretários Municipais Ademir Santin e Elstor Desbessel; representante do Gabinete do Executivo Municipal, Nelsi Muller; membros do Conselho Municipal Agropecuário; representantes da Feira Rural e Ceasa Regional e alguns dos produtores beneficiados.

Conforme levantamentos da Defesa Civil, o prejuízo com a precipitação do clima em janeiro chegou a mais de 64 milhões de reais somente na área agrícola.

Os setores atingidos são os mais diversos, desde o tabaco, milho, hortigranjeiros, fruticultura, feijão, arroz, agroindústrias de compotas e conservas e produção de leite.

As sementes foram adquiridas através do Decreto de Emergência adotado pelo município para essa intempérie do clima e visa amenizar as perdas dos produtores.

Em sua manifestação Ademir Santin disse que a administração Kelly-Campis dá uma atenção bastante grande ao setor agrícola.

“Estamos fazendo o possível para amenizar a situação difícil por que passam nossos produtores.

Sabemos que essas sementes irão suprir uma falta e com elas muitos darão inicio a novas plantações”.

O presidente da Feira Rural, Danilo Hentscke, agradeceu o apoio da Prefeitura e não escondeu o momento delicado que passa o setor.

“Apesar dos nossos esforços, estamos com dificuldades para conseguir sobreviver e colocar produtos de mais qualidade nas feiras, pois o tempo tem nos castigado bastante”, garantiu.

Para Roque Paulus, representante do Sindicato dos trabalhadores Rurais, em nenhuma outra administração houve tamanha preocupação com a agricultura como este governo está tendo.

“Isso só dá mais incentivo ao nosso colono para continuar sua lavoura, mesmo com todos os contratempos que ele está tendo de enfrentar”.

O Vice Prefeito Luiz Campis aproveitou para elogiar o esforço do agricultor e disse que o meio rural sempre foi uma das bandeiras deste governo.

”Lembro que já melhoramos em muito a questão da energia elétrica no interior, possibilitando a diversificação de culturas, recuperamos estradas que foram castigadas pelas fortes chuvas e demos incentivos das mais diversas formas ao nosso produtor.

Além do município, contamos com a preciosa ajuda do Governo Federal, tudo isso para o agricultor e sua família ter uma qualidade de vida melhor e facilidades desde o plantio até a entrega da colheita”, disse ele.

Ao final o Vice Prefeito Campis e o Secretário Santin fizeram a entrega simbólica de algumas sementes a produtores que estavam presentes.

Os beneficiados devem se dirigir a Secretária Municipal de Agricultura, localizada na rua Marechal Deodoro 15, para retirada das sementes.

Agência Trabalhista de Notícias com Informações da Prefeitura de Santa Cruz do sul/ RS