Prefeitura de Santa Cruz lança Programa Municipal de bovinocultura

PTB Notícias 11/10/2011, 20:57


A Prefeitura de Santa Cruz do Sul (RS), administrada por Kelly Moraes (PTB), promoveu, através da Secretaria Municipal de Agricultura, com o apoio do Conselho Municipal de Desenvolvimento Agropecuário, na manhã desta terça-feira, 11/10, o 1º Encontro de Produtores de Leite de Santa Cruz do Sul.

O evento lotou o Auditório da Secretaria Municipal de Educação e Cultura.

O objetivo da reunião foi lançar o Programa Municipal de Bovinocultura Leiteira e incentivar os produtores a participar desta ação.

Também houve o lançamento do folder explicativo do Serviço Municipal de Inspeção (SIM).

Na ocasião, ocorreu palestra com o consultor técnico da Mu-Mu, professor da Universidade de Passo Fundo e consultor do Ministério da Agricultura, Ernesto Krug, um dos maiores conhecedores da formação de bacias leiteiras no país.

Ele apresentou as perspectivas positivas relativas a produção de leite no Brasil, Rio Grande do Sul e região do Vale do Rio Pardo.

“É importante que o produtor saia de casa, para ficar por dentro das novas propostas e troque ideias com outros produtores, afinal, não se faz nada sozinho, é preciso juntar esforços.

No nosso país há um oceano de oportunidade quando se fala em produção leiteira”, afirmou Krug.

Já o coordenador municipal do Programa Municipal de Bovinocultura Leiteira e engenheiro agrônomo da Emater/RS, Assilo Martins Corrêa Júnior, explicou aos presentes como será o programa elaborado em parceria com a Secretaria Municipal de Agricultura, Vigilância Sanitária, Inspetoria Veterinária, Emater/RS, Afubra, Escola Família Agrícola e Sindicato dos Trabalhadores Rurais.

“Queremos auxiliar o produtor que já está trabalhando com a bovinocultura leiteira ou que queira diversificar inserindo a produção na propriedade.

Esse programa será focado na assistência técnica.

Além disso, é uma forma de promover a organização da cadeia produtiva do leite em Santa Cruz”, reforçou.

Segundo o Secretário Municipal de Agricultura, Ademir Santin, o encontro foi positivo.

“Muitos agricultores estavam inseguros sobre a rentabilidade da produção leiteira.

Mas ficou muito claro que é uma ótima oportunidade de negócio para a agricultura familiar.

No país e no mundo está havendo um consumo crescente de leite e vemos potencial de produção dentro do município e região”, disse o Secretário.

Também participou do evento o Secretário Municipal de Desenvolvimento Econômico, Jair Jasper, o Presidente da Câmara de Vereadores, André Scheibler, e o Analista de Política Leiteira da Mu-Mu, Felipe Teixeira, entre outras autoridades e produtores.

Agência Trabalhista de Notícias (LL), com informações do Portal da Prefeitura de Santa Cruz do Sul