Prefeitura de Santa Cruz (RS) inaugura Unidade Sesc de Saúde Preventiva

PTB Notícias 25/07/2012, 8:15


O Sistema Fecomércio-RS, em parceria com a Prefeitura e com o apoio do Sindilojas Vale do Rio Pardo e Sindigêneros, traz a Santa Cruz do Sul (RS) a Unidade Sesc de Saúde Preventiva (USSP).

A unidade móvel atenderá à comunidade em geral, de 26 de julho a 30 de agosto, na Praça Sigfried Heuser, s/n – Antiga Estação Férrea, de segunda a sexta-feira, das 8h às 12h e das 13h30 às 18h, mediante agendamento prévio.

A solenidade de lançamento aconteceu na manhã desta terça-feira (24/07).

Segundo a prefeita de Santa Cruz do Sul, Kelly Moraes (PTB), parcerias como a que o município tem com o Sistema Fecomércio-RS são fundamentais para a melhoria de vida da comunidade: “Essa unidade móvel, por exemplo, ampliará e muito o acesso das pessoas à saúde”.

“Para nós do Sistema Fecomércio-RS é um orgulho receber esse projeto que é pioneiro no Brasil”, comentou o presidente do Sirecom, Antônio Clóvis Kappaun, na ocasião representando o presidente do Sistema Fecomércio-RS/ Sesc/ Senac, Zildo De Marchi.

Kappaun, que também é diretor da Fecomércio-RS e conselheiro do Sesc/RS, enfatizou que a entidade tem forte compromisso com o empreendedorismo e com o bem-estar das pessoas.

Segundo o diretor regional do Sesc/RS, Everton Dalla Vecchia, a Unidade Sesc de Saúde Preventiva tem a finalidade de reduzir o tempo de diagnóstico de várias doenças e assim aumentando a possibilidade de cura.

A solenidade de lançamento da Unidade Sesc de Saúde Preventiva na cidade também contou com a presença do presidente do Sirecom e diretor da Fecomércio-RS, Celso Müller, do vice-presidente do Sindilojas, Mauro Spodd, de secretários municipais, parceiros, imprensa e comunidade em geral.

Na ocasião, os convidados puderam conferir à apresentação do Coral da Maturidade Ativa Sesc/ Sindilojas.

Sobre a USSP: Equipada com aparelhos que permitem a realização de diversos exames, a Unidade Sesc de Saúde Preventiva é pioneira no Brasil e foi inaugurada em 2009.

Desde então, a unidade móvel percorre o RS realizando gratuitamente exames como mamografias, de ultrassom (sendo estes, sob prescrição médica), exames oftalmológicos, citopatológicos de colo de útero e os passaportes para a saúde, com exames de colesterol, triglicerídeos, diabetes, hipertensão e eletrocardiogramas.

Também estão inseridos no projeto testes de dependência à nicotina e orientações para estimular fumantes a abandonar o uso do cigarro.

Os atendimentos têm o propósito de reduzir o tempo de diagnóstico, aumentando assim as possibilidades de cura.

Em Santa Cruz do Sul, a distribuição das senhas para acesso gratuito aos serviços da USSP estão acontecendo da seguinte forma: Comerciários e dependentes com Cartão Sesc/ Senac podem retirar sua senha junto ao Sesc (Rua Ernesto Alves, 1042).

Já a Secretaria de Saúde está fazendo a distribuição de senhas aos pacientes que aguardam na fila do Município por exames como os disponibilizados pela USSP e as demais senhas, que são limitadas, podem ser retiradas pela comunidade em geral no Centro Materno Infantil – CEMAI (Rua Walter Kern, s/n).

A entrega das senhas ocorre de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h.

* Agência Trabalhista de Notícias (LL), com informações do Portal Agência de Notícias