Prefeitura de Santo André dá início à revisão do Plano Diretor Municipal

PTB Notícias 14/04/2010, 7:01


A prefeitura de Santo André, administrada pelo petebista Aidan Ravin, deu início à revisão do Plano Diretor da cidade.

De acordo com a lei municipal, o documento deve ser analisado e enviado para a Câmara sempre no segundo mandato da administração.

A novidade deste ano é que a prefeitura incentivará a participação popular.

De acordo com o secretário de Desenvolvimento Urbano e Habitação, Frederico Muraro, formulários serão distribuídos na prefeitura e será criado um portal na internet para receber as sugestões.

“Vamos ter fomulários para distribuir para a população e vamos criar um portal para que as pessoas também possoam contribuir com possíveis mudanças no Plano Diretor pela internet”, disse.

A revisão deve durar cerca de seis meses e contará com a participação do Legislativo para agilizar o processo de aprovação, além de incluir áreas como Saúde, Cultura e Educação que, segundo o secretário, não estavam sendo contempladas.

“Não vamos criar um novo plano, e sim fazer uma análise detalhada.

O que iremos fazer de diferente é que iremos incluir áreas que ainda não integram o Plano, como Educação, Cultura e Saúde”, completa.

Outra novidade apresentada nesta segunda-feira (12/04) durante um almoço com empresários na AcigABC (Associação dos Construtores, Imobiliárias e Administradoras do Grande ABC) foi o PED (Projeto de Estímulo de Desenvolvimento Econômico) que está sendo elaborado pela prefeitura.

Para Muraro, ele será uma espécie de complemento ao Polo Tecnológico, que foi credenciado pelo Governo do Estado no último mês.

Além de ações para atrair novos investimentos, o objetivo é incentivar os empreendimentos já instalados na cidade a investirem ainda mais no município.

O projeto de lei está em fase final de elaboração e deve ser encaminhado para a Câmara ainda este mês.

Durante o encontro também foram debatidos temas como a burocracia na aprovação de novos projetos imobiliários na cidade.

Para o presidente da Associação, Milton Bigucci, este é um problema comum em todos os municípios e que emperra o desenvolvimento econômico e social.

Como resposta, o secretário afirmou que um grupo de análises envolvendo integrantes de todas as secretarias será criado para agilizar a aprovação destes projetos.

Em maio o prefeito de Diadema, Mário Reali, será o convidado especial do almoço da AcigABC, que acontece mensalmente na sede da Associação, em São Bernardo.

* Agência Trabalhista de Notícias com informações do Repórter Diário