Prefeitura de Santo André lança campanha ‘Deficiência é Não Contratar’

PTB Notícias 22/05/2010, 9:19

A fim de estimular a contratação de pessoas com algum tipo de deficiência, na próxima terça-feira, 25/05, a Prefeitura de Santo André, administrada pelo petebista Aidan Ravin, vai lançar o projeto “Deficiência é Não Contratar”.

Baseado na Lei de Cotas – nº 8.

213/91, que determina a reserva entre 2% e 5% de vagas de emprego em companhias com 100 ou mais funcionários -, o principal objetivo é incentivar as empresas de micro e pequeno porte a contratarem deficientes – já que não são contempladas na lei e que respondem por dois terços das ocupações no País, segundo informações do Sebrae (Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas).

“Por meio da Acisa (Associação Comercial e Industrial de Santo André) e do Ciesp (Centro das Indústrias do Estado de São Paulo) vamos mapear essas empresas e descobrir o número de vagas que elas podem disponibilizar para essas pessoas e qual o perfil dos postos de trabalho”, explica Hernán Vilar, diretor do departamento de geração de emprego, Trabalho, Qualificação e Renda da SDET (Secretaria de Desenvolvimento Econômico e Trabalho) da Prefeitura.

Segundo ele, a triagem das companhias deve durar cerca de 30 dias após o lançamento do projeto.

Feito isso, a relação será encaminhada para o CPETR (Centro Público de Emprego, Trabalho e Renda) de Santo André, onde as informações serão lançadas na base de dados para relacionar as pessoas que estão cadastradas e que possuem o perfil para ocupar cada vaga.

“Os deficientes que o sistema não selecionar por falta de qualificação/perfil, serão encaminhados para processo de qualificação profissional, promovido pela própria Prefeitura”, conta Vilar.

Entre os parceiros da campanha estão a Apae (Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais), a Avape (Associação para Valorização e Promoção dos Excepcionais), a ONG Capacidade e a OAB (Ordem dos Advogados do Brasil) de Santo André.

Os custos com o projeto ainda não foram fechados pela Prefeitura.

A cerimônia para oficializar a iniciativa está marcada para terça, 25/05, no Saguão do Teatro Municipal da Prefeitura de Santo André, às 18h30.

SELO – As empresas que fizeram parte do projeto de inclusão receberão selo da campanha, podendo assim atribuir sua marca à iniciativa.

* Agência Trabalhista de Notícias com informações do Diário do Grande ABC