Prefeitura de Santo André lança edital para urbanizar o Jardim Irene

PTB Notícias 15/03/2009, 21:58


Mais de 1,4 mil famílias moradoras do núcleo Jardim Irene serão beneficiadas com obras de urbanização integral.

A prefeitura de Santo André, administrada pelo petebista Aidan Ravin, lançou esta semana edital na modalidade concorrência para a execução de obras e serviços de saneamento integrado (urbanização e infra-estrutura) para todo o complexo, localizado em uma área de cerca de 226.

000.

000 m2.

No bairro, composto de vários assentamentos precários – Jardim Irene I (bairro Cipestre), II, III, IV e V – com muitas moradias próximas a encostas e em áreas de risco, serão injetados cerca de R$ 40 milhões, sendo que R$ 34 milhões virão do Governo Federal e o restante dos cofres do município.

Além disso, serão construídas 500 novas unidades habitacionais no Conjunto Guaratinguetá para abrigar as famílias que vivem em condições mais precárias.

A empresa vencedora deverá instalar os sistemas de abastecimento de água, de esgotamento sanitário e de drenagem; pavimentar o sistema viário; construir as contenções necessárias, fazer a readequação e requalificação habitacional; o paisagismo, a recuperação ambiental e instalar equipamentos comunitários (área de lazer).

O Complexo Jardim Irene resulta de ocupação informal em épocas diferentes.

Esses assentamentos carecem de serviços básicos de infra-estrutura.

No processo de implantação das obras e na fase pós-obras, a Prefeitura irá desenvolver projetos de trabalho social, permitindo que a comunidade possa utilizar corretamente os sistemas e equipamentos implantados, melhorando a qualidade de vida e suas condições ambientais.

A reurbanização do Complexo é de responsabilidade da Secretaria de Desenvolvimento Urbano e Habitação.

Agência Trabalhista de Notícias