Prefeitura de Santo André (SP) mede a pulsação da economia municipal

PTB Notícias 24/02/2012, 7:34


O município de Santo André (SP), administrado por Aidan Ravin (PTB), passou a medir o conjunto da economia municipal por meio da aferição da indústria, comércio e serviços.

O INA-PSA, Indicador do Nível de Atividade da Prefeitura de Santo André, foi criado pelo DISE (Departamento de Indicadores Sociais e Econômicos) da Secretaria de Desenvolvimento Econômico e Trabalho com o objetivo de acompanhar o nível de atividade da economia da nossa cidade, dos municípios da Região do ABC e do Estado de São Paulo.

O indicador é calculado mensalmente a partir dos dados do faturamento das empresas instaladas em Santo André, nos demais municípios da Região do ABC e de São Paulo, nos diversos setores da atividade econômica – indústria, comércio e serviços.

Até hoje não existiam indicadores econômicos consistentes e com periodicidade mensal para medir o nível de atividade econômica dos municípios.

Os indicadores disponíveis que poderiam cumprir esta função são calculados e divulgados anualmente com defasagens de até dois anos, prejudicando a qualidade das ações dos poderes públicos e dos agentes econômicos locais no diagnóstico, planejamento e consecução de suas ações.

O fato, associado aos mercados cada vez mais globalizados e competitivos, compromete a capacidade de atuação estratégica das empresas em situações de normalidade, em períodos de eclosão de crises e em momentos de expansão.

O INA-PSA, neste sentido, vem contribuir para desvendar a dinâmica da economia.

Muitas perguntas precisam de respostas e os indicadores hoje disponíveis não permitem respondê-las, pois, são esparsos e se limitam a aferir partes do processo de acumulação e consumo, não avaliando o conjunto da economia.

Reestruturado em 2009, o DISE já divulga, através do site da Prefeitura, diversos indicadores econômicos.

Em 2010, juntamente com a Secretaria de Comunicação, foi lançado a Revista Digital Nova Página Socioeconômica.

Em 2011 a revista evoluiu e se transformou num portal de notícias com análises das economias dos municípios da Região atualizadas em tempo real.

O novo indicador foi constituído a partir da arrecadação do ICMS e do ISSQN e do valor das exportações.

Com metodologia própria e simples foi possível estimar o faturamento da indústria, comércio e serviços, agregando-os numa mesma base, o que possibilitou sua contabilização e utilização, como Proxy, para mensurar o nível de atividade econômica em toda a sua extensão e importância.

Agência Trabalhista de Notícias (LL) com informações do Portal Repórter Diário