Prefeitura de Santo André vai sediar Conferência de Economia Solidária

PTB Notícias 26/03/2010, 8:34

A Prefeitura de Santo André, administrada pelo Petebista Aidan Ravn, vai sediar a II Conferência Regional de Economia Solidária, que abrange o ABC Paulista e o litoral sul.

O evento está programado para os dias 26 e 27 de março no Centro Público de Emprego, Trabalho e Renda, localizado na Avenida Artur de Queirós, 720, no bairro Casa Branca.

O tema central da conferência é extenso como os desafios impostos pela economia globalizada: “O direito às formas de organização econômica baseadas no trabalho associado, na propriedade coletiva, na cooperação e na autogestão, reafirmam a Economia Solidária como estratégia e política de desenvolvimento”.

AvançosSerão três os eixos de discussão.

O primeiro se refere ao balanço dos avanços, limites e desafios da economia solidária no atual contexto socioeconômico, político, cultural e ambiental nacional e internacional.

O segundo está relacionado a prioridades, estratégias e instrumentos efetivos de atuação e de organização de políticas e programas da economia solidária.

E o terceiro eixo diz respeito à promoção da garantia ao direito ao trabalho associado, abordando temas como o caráter intersetorial das políticas, programas e ações governamentais e não governamentais.

IncubadoraNão é por acaso que Santo André foi escolhida para sediar a II Conferência Regional de Economia Solidária.

A cidade é o berço de vários empreendimentos de matiz social em função do suporte proporcionado pela Incubadora Pública de Empreendimentos Populares e Solidários (IPEPS).

“Existem 15 empreendimentos solidários na cidade que receberam ou recebem orientação e suporte técnico da incubadora.

São cooperativas das áreas têxteis, de alimentação e de triagem e reciclagem de lixo, entre outras, que representam sustento para cerca de 150 pessoas”, diz Vilson da Costa, coordenador da IPEPS.

A II Conferência Regional de Economia Solidária é realização do Fórum Paulista, Fóruns Municipais de Economia Solidária do Grande ABC e Litoral Sul.

Informações pelos telefones (11) 4979-3606 e 4979-3629.

Ou pelo e-mail (mailto:fomtes1@gmail.

com) fomtes1@gmail.

com.