Prefeitura de São Caetano aparece com destaque positivo em pesquisa

PTB Notícias 5/05/2010, 13:08


São Caetano do Sul aparece com destaque positivo na pesquisa de coleta de dados criminais do primeiro trimestre de 2010, divulgada nesta semana pela Secretaria da Segurança Pública (SSP) do Estado de São Paulo.

No estudo, a cidade é a única pertencente à região da Demacro – CPM (que engloba a Grande São Paulo, com exceção da Capital) que não teve nem sequer um homicídio registrado nos três primeiros meses deste ano, e umas das cinco de todo o Estado a alcançar esse feito.

Para o titular da pasta municipal de Segurança (Seseg) de São Caetano, as ações tomadas pela Prefeitura da cidade, administrada pelo prefeito Auricchio Júnior, nos últimos tempos têm sido decisivas para os bons dados apresentados pela pesquisa.

“A criação, por parte do prefeito, da Seseg, em conjunto com a otimização das ações da Guarda Civil Municipal (GCM), está transformando nossa cidade em um município cada vez mais seguro”, destaca o secretário.

Mesmo sem ser conhecida como uma cidade violenta (em 2009, São Caetano registrou um dos menores números do Estado em homicídios dolosos – com intenção de matar), a Prefeitura trabalha com afinco na melhora da atuação conjunta com as polícias Civil e Militar, implanta e mantém atividades de policiamento comunitário.

A GCM conta com a Operação Bairro Seguro; desenvolvimento da utilização das bases comunitárias; fiscalização de parques públicos; trabalhos sociais com o Canil da Guarda; reforço no efetivo com a contratação por concurso público de novos guardas; e plano de carreira, entre outros destaques.

Para este ano há a previsão da entrada de um grupo de patrulheiros com bicicletas, denominado Pelotão Bike.

Agência Trabalhista de Notícias com informações da Prefeitura de São Caetano do Sul”Outro ponto importante foi a criação da Secretaria Municipal de Controle Urbano, que realiza, junto à GCM, comandos de fiscalização para o cumprimento da ordem pública, inibindo desordens próximas a bares e casas noturnas”, aponta o secretário municipal de Segurança.