Prefeitura de São Caetano comemora bons resultados na área da Educação

PTB Notícias 3/04/2009, 10:07


Educadores apontam que a municipalização é o caminho para um ensino de qualidade.

A proximidade das prefeituras com as escolas é vista como facilitadora das decisões, o que segundo especialistas, alavanca o sistema de aprendizagem.

Um dos exemplos de sucesso é encontrado em São Caetano (SP), que tem o ensino de 1ª a 4ª série municipalizado desde 2007.

Os números do IPRS (Índice Paulista de Responsabilidade Social) divulgados em março pela Fundação Seade (Sistema Estadual de Análise de Dados) mostram mais uma vez o município como o líder do Estado em nível de escolaridade.

O prefeito José Auricchio Junior (PTB) lembrou que educação sempre foi prioridade em todas as administrações que o antecederam.

Além disso, ele explicou que cerca de 35% do orçamento público dos últimos anos foram destinados à Pasta, 10% do mínimo exigido por lei.

O município possui 40 escolas de Educação Infantil, que atendem cerca de 5 mil alunos, e outras 17 unidades de Ensino Fundamental – duas delas também possuem Ensino Médio – com aproximadamente 13 mil estudantes.

Para o professor titular da Faculdade de Educação da USP (Universidade de São Paulo), Vitor Paro, o fato de o município possuir boa arrecadação colaborou com o cenário.

“As crianças de São Caetano nascem diferentes? Não.

A diferença é o cuidado com a escola”, afirmou.

Auditório, quadra poliesportiva, laboratórios de informática, ciências e robótica, biblioteca e espaço para leitura são alguns dos recursos encontrados nas escolas municipais de Ensino Fundamental de São Caetano.

Além das matérias obrigatórias, os alunos que estudam em período integral têm aulas de espanhol, italiano, dança, teatro e outras modalidades esportivas.

* Agencia Trabalhista de Notícias com informações do Diário do Grande ABC