Prefeitura de São Caetano comemora investimento de R$ 1,3 bilhão da GM

PTB Notícias 23/03/2010, 11:09

O prefeito de São Caetano do Sul, José Auricchio Júnior (PTB/SP), comemorou o anúncio da diretoria da General Motors do Brasil sobre o investimento de R$ 1,4 bilhão em projetos de modernização e ampliação das unidades da empresa em São Caetano e Mogi das Cruzes, que permitirão os lançamentos de dois veículos inéditos no mercado brasileiro.

“A GM já e uma grande parceira e seu desenvolvimento representa, automaticamente, mais desenvolvimento para o município com a geração de mais empregos e renda, além da formação qualificada.

Isso é um orgulho para nós”, afirmou o prefeito.

O novo plano de investimento definido e aprovado pela GM está inserido no programa de renovação da atual linha de veículos Chevrolet até 2012 e, desta vez, vai contemplar o lançamento de dois novos veículos destinados ao mercado brasileiro e também às exportações.

Daqueles recursos, a maior parte – R$ 1,350 bilhão -, se destina para a modernização da fábrica de São Caetano e sua adequação para a produção dos novos modelos – que serão produzidos naquela unidade, com aumento da capacidade produtiva, além da nacionalização de peças com fornecedores brasileiros.

O restante se destina às áreas da engenharia do produto e de manufatura.

Para dar suporte às atividades e necessidades de peças da fábrica do ABC, o Complexo Industrial da GM instalado em Mogi das Cruzes, na Região do Alto Tietê, também receberá investimentos totais de R$ 50 milhões, dos quais R$ 30 milhões já estão sendo aplicados.

Os demais R$ 20 milhões serão absorvidos pela GM de Mogi até 2012.

A unidade de Mogi tem 760 empregados diretos e indiretos e, até o final do ano, ampliará seu efetivo em mais 190 pessoas, totalizando 950.

Ela se dedica à produção de componentes estampados dos veículos que já deixaram de ser fabricados e também conjuntos e subconjuntos para os modelos atualmente em linha.

Recentemente ganhou novas células de montagem de subconjuntos para veículos da linha Agile.

Dos R$ 5 bilhões anunciados pela diretoria da GM para investimentos no Brasil, R$ 2 bilhões serão utilizados no desenvolvimento de uma nova família de veículos e a expansão da fábrica da GM em Gravataí.

Destes recursos, R$ 1,4 bilhão serão empregados em Gravataí e o restante, de R$ 600 milhões, com despesas de engenharia nas unidades de São Caetano e Indaiatuba.

Por sua vez, recursos da ordem de R$ 800 milhões, também já anunciados anteriormente, estão sendo destinados à produção de dois novos veículos no Complexo de São José dos Campos (Região do Vale do Paraíba), também no interior de São Paulo.

Outros R$ 170 milhões foram investidos na duplicação e modernização do Centro Tecnológico de Engenharia e Design da GM em São Caetano e no Campo de Prova.

Agência Trabalhista de Notícias (com informações do Repórter Diário)