Prefeitura de São Caetano cria Centro de Capacitação de Professores

PTB Notícias 7/08/2009, 8:09


São Caetano vai ganhar em 2010 um espaço para o aperfeiçoamento e formação de seus professores.

O Centro Municipal de Capacitação de Professores será construído na Rua Conselheiro Lafayete, no local que abrigava o antigo mercado do Barcelona, e se tornará mais uma importante ferramenta no compromisso com a qualidade da educação.

O prefeito de São Caetano, José Auricchio Júnior (PTB), destaca a importância do trabalho constante de formação dos docentes realizado no município.

“Muitas vezes este investimento não é visível à população, mas ele é fundamental para oferecermos um ensino de qualidade a nossas crianças e adolescentes.

Em São Caetano temos uma equipe permanentemente envolvida no treinamento, capacitação e aperfeiçoamento dos professores”.

Atualmente, o trabalho de capacitação é realizado no prédio da antiga Faculdade Paulista de Serviço Social, na Rua Visconde de Inhaúma.

“A construção do Centro Municipal de Capacitação de Professores no Bairro Barcelona vai permitir que todos os educadores sancaetanenses tenham acesso às modernas práticas pedagógicas.

Isso vai tornar possível a elevação conjunta do nível do ensino em todas as escolas da cidade”, explica a secretária municipal da Educação de São Caetano, Magali Aparecida Selva Pinto.

O novo espaço da educação sancaetanense vai contar com dois edifícios independentes: o primeiro abrigará as salas de aula e reunião, biblioteca, midiateca e outros ambientes que serão utilizados nas atividades com os professores, enquanto no segundo será construído o auditório para eventos.

Haverá ainda elevadores e rampas para facilitar o acesso de pessoas com dificuldades de locomoção.

Ações – A Secretaria da Educação de São Caetano realiza diversos eventos de formação continuada durante todo o ano, desde reuniões com auxiliares, professores e diretores, até palestras com educadores de renome internacional.

Desta forma, a Prefeitura garante a qualidade e o aperfeiçoamento constantes do ensino da cidade.

O envolvimento dos educadores de São Caetano com a formação profissional pode ser medido em números – em 2008, cerca de 80% dos professores da rede municipal Infantil e Fundamental participaram das atividades de capacitação.

“É uma característica dos educadores da cidade abraçar com entusiasmo o trabalho e se comprometer com o aprimoramento do ensino.

E são os estudantes que mais ganham isso”, avalia Mariana Brein, uma das coordenadoras do programa de capacitação da Prefeitura.

Para a professora Cláudia Tondato, que dá aula para crianças do 5º ano do Ensino Fundamental na EMEF Rosalvito Cobra, no Bairro Olímpico, a formação continuada é fundamental.

“Quando se trabalha com educação, você não pode parar de estudar.

Eu participo das atividades de formação desde a municipalização do ensino, em 2007, e adoro.

Isso é um aperfeiçoamento pessoal”.

* Agência Trabalhista de Notícias com informações do Portal Clique ABC