Prefeitura de São Caetano inaugura unidade de referência em oftalmologia

PTB Notícias 17/03/2009, 10:10

A população de São Caetano do Sul, cidade administrada pelo PTB, ganhou na manhã do último sábado, 14/03, um espaço de referência na Saúde dos olhos: a Unidade de Saúde Oftalmológica Dr.

Jaime Tavares, localizada na Avenida Vital Brasil Filho, 61, Bairro Santa Paula.

Com a inauguração, os moradores que necessitam de atendimento nesta área terão todo o acompanhamento necessário por parte dos profissionais de Saúde do município, desde a primeira consulta até procedimentos cirúrgicos complexos.

O prefeito de São Caetano, José Auricchio Júnior, destacou que a Unidade de Saúde Oftalmológica terá uma grande importância para a rede de Saúde do município e será referência para cidades de todo o País.

“As consultas realizadas aqui se somam às intervenções cirúrgicas realizadas no Hospital Márcia Braido e no plantão oftalmológico que funciona 24 horas no Hospital de Emergências.

Também temos uma parceria com o Instituto dos Olhos da Faculdade de Medicina do ABC para procedimentos de alta complexidade.

“”A melhoria no atendimento de Saúde é um processo que demanda esforço e seriedade da Prefeitura.

Em São Caetano, temos um compromisso com a população de priorizar os investimentos em Saúde e Educação, para sempre oferecermos o melhor para os moradores nestas duas áreas fundamentais”, explicou Auricchio.

De acordo com a Assessora Especial de Ação Social da Prefeitura de São Caetano, Regina Maura Zetone, a Unidade de Saúde Oftalmológica faz parte de um programa maior de atenção à Saúde dos Olhos da população sancaetanense.

“Em São Caetano o cuidado oftalmológico começa na maternidade, com os bebês recém-nascidos, e prossegue até a Terceira Idade.

“A pensionista Ana Maria Françoso Rossi, que acompanhou a inauguração, elogiou a unidade.

“Eu acho ótimo ter este espaço para cuidar dos olhos.

Agora será mais fácil fazer os exames que preciso”, afirmou a moradora do Bairro Santa Paulo.

A secretária de Saúde de São Caetano, Helaine Balieiro de Souza, lembrou que, mesmo após a inauguração da nova Unidade de Saúde, o trailer oftalmológico vai continuar a atender os asilos, Centros de Convivência da Terceira Idade, escolas e população em geral.

“Além disso, a Faculdade de Medicina do ABC será nossa parceira e vai contribuir com os atendimentos na área.

“”A Prefeitura de São Caetano possui uma grande visão e determinação para trazer a melhor Saúde à população.

A inauguração da Unidade de Saúde Oftalmológica mostra a vontade da Administração em humanizar o atendimento”, avaliou José Ricardo Rehder, professor-titular de oftalmologia da Faculdade de Medicina do ABC.

“Agradeço à oportunidade de integrar a grande equipe da Saúde desta cidade”, concluiu.

A Unidade de Saúde Oftalmológica realizará exames como o de refração (verificação do grau) e fundoscopia (fundo do olho), entre outros.

Para o agendamento de consultas, o morador deve se dirigir a uma das Unidades Básicas de Saúde (UBSs) da cidade.

O atendimento será realizado de segunda a sexta-feira, das 7 às 17 horas – os casos de urgência serão atendidos no setor de oftalmologia do Hospital Municipal de Emergências Albert Sabin, 24 horas por dia.

A rede de Saúde de São Caetano também está preparada para a realização de cerca de 50 procedimentos cirúrgicos por mês na área de oftalmologia, no Hospital Márcia Braido.

Já os procedimentos de maior complexidade serão realizados no Instituto dos Olhos da Faculdade de Medicina do ABC – para maior conforto dos moradores, os agendamentos serão feitos pela Secretaria Municipal da Saúde de São Caetano, assim como o transporte de pacientes, por meio do Circular Saúde Intermunicipal.

* Agência Trabalhista de Notícias com informações do SEGS Portal Nacional