Prefeitura de Sousa comemora 157 anos do município com inaugurações

PTB Notícias 16/07/2011, 9:05


O município paraibano de Sousa comemorou seu 157º aniversário com muita festa e obras inauguradas.

Foram três dias de inaugurações de obras importantes realizadas pelo Governo Fábio Tyrone (PTB), tanto na Zona Rural, bem como na Zona Urbana.

O primeiro dia dentro da programação oficial, entrega da segunda etapa do projeto “Canal Vivo”, importante obra que fará a retirada de todo esgotamento irregular no “canal do estreito”, bem como a construção de uma nova estação para o tratamento da água dos esgotos sanitários.

“O projeto ´Canal Vivo´ não apenas favorecerá diretamente 2.

500 famílias que moram nas proximidades do “canal do estreito”, mas toda cidade será beneficiada, pois o projeto também dará uma nova feição urbanística em nossa cidade, evitando outrossim danos nocivos ao meio-ambiente, conseqüentemente minimizando os pólos de contaminação de diversas patologias, uma obra que merece todo destaque nos 157 anos de Emancipação Política”.

Declarou o prefeito na ocasião.

Os Moradores do Condomínio “Doca Gadelha” comemoraram bastante.

A Prefeitura de Sousa entregou os Títulos de Posse aos moradores do conjunto “Doca Gadelha”.

“O Título de Posse não apenas tem o significado documental, que cada morador é possuidor do imóvel, o mais importante é o registro que cada morador possa usufruir do bem, dignamente, isso significa cidadania e autonomia”.

Declarou o Prefeito.

No Sitio Caiçara, em comemoração aos 157 Anos de Emancipação Política do Município, a Prefeitura de Sousa entregou uma quadra Poliesportiva aos moradores.

Tyrone atendeu um anseio das crianças e dos jovens do Sítio Caiçara que há anos pleiteavam à construção de uma quadra Poliesportiva.

A quadra também beneficia os sítios circunvizinhos, oferecendo aos moradores da zona rural o acesso ao lazer e a prática esportiva.

“Entendemos que a prática esportiva é um dos mais eficientes mecanismos no combate ao uso de drogas e ao baixo índice de desempenho escolar, uma vez que é comprovado pela pedagogia que a prática esportiva facilita no melhor raciocínio do corpo discente, melhorando assim o desempenho escolar, também é defendida a prática esportiva, de acordo com a psicologia, no combate ao uso de entorpecentes, visto que a ociosidade, a ausência de lazer e aos exercícios físicos contribuem no surgimento e consumo de drogas”.

Os Colonos do Núcleo Habitacional I, Conjunto “Joaquim Batista” receberam os Títulos de posse que regularizou de vez a situação daquelas famílias que agora terão plenos direitos sobre suas residências.

“Agora os moradores poderão dispor de seus imóveis, pois os mesmos passarão a ser devidamente registrados e participar dos programas da Prefeitura de Sousa como o Novo Lar, além da tranqüilidade estamos entregando dignidade para essas famílias, pois o título de posse dá direito ao que já era seu de fato, suas residências.

” Declarou o Prefeito de Sousa, Fábio Tyrone.

Outro grande benefício para a região de São Gonçalo foi à inauguração do Hospital naquela localidade.

Antigamente a população do perímetro irrigado de São Gonçalo e dos Núcleos Habitacionais para obter um atendimento de Saúde especializado tinha que se deslocar até a cidade de Sousa, porém a Prefeitura de Sousa atendeu um antigo clamor da população e construiu e entregou para as famílias daquela região o Hospital de São Gonçalo que contará com ambulância e médico 24 horas a disposição daquela comunidade.

Fábio Tyrone, durante a inauguração declarou: “um atendimento de saúde ágil e eficaz é aquele em que a população pode dispor durante as 24 horas do dia e na proximidade de sua residência, e agora as famílias que moram no distrito de São Gonçalo e dos Núcleos Habitacionais poderão dispor de um hospital com atendimento de qualidade e bem mais próximo, ou seja, em sua própria comunidade”.

A Prefeitura de Sousa entregou no final da tarde deste sábado (09/07) as obras de pavimentação e saneamento de 9 ruas e as novas instalações do Centro de Referência de Assistência Social (CRAS).

De acordo com o Prefeito de Sousa, Fábio Tyrone a meta é sanear e pavimentar todo o bairro Augusto Braga (Mutirão).

“Estamos atingindo essa meta, sendo que agora mais 9 ruas estão sendo entregues a população, totalmente saneadas e calçadas, além da reforma total das instalações do CRAS que atenderá toda a população” declarou o Gestor.

Logo após as solenidades de entrega das 9 ruas pavimentadas e das novas instalações do CRAS, todos os presentes compareceram a um grande show musical no bairro Mutirão.

Ainda na Programação alusiva aos 157 anos de Emancipação foi inaugurada a Praça Luis de Oliveira em frente ao Cemitério São João Batista, 11 Ruas no Bairro do Angelim.

Também a Prefeitura, através da Secretaria de Infraestrutura do Município entregou para a população que reside no bairro Jardim Brasília – a Praça “Raimundo Mendes Braga”, dentro do projeto “Circuito das Praças”.

A Escola Municipal Maria Aurita, localizada no centro da cidade de Sousa em frente ao SAMU, recebeu as instalações de um laboratório de informática completo com vários computadores para atuarem no auxílio ao aprendizado dos alunos da rede municipal.

Tyrone disse que foram mais de mil computadores entregues neste dia.

O Maria Aurita representava apenas uma parcela desde serviço de aprendizagem que os alunos estavam recebendo.

“A Informática atualmente é fundamental para o desenvolvimento e o crescimento profissional de todo cidadão, e a prefeitura de Sousa vem trabalhando para trazer esse benefício aos seus alunos.

” Declarou o prefeito Fábio Tyrone na ocasião.

Na manhã do domingo (10/07) as comemorações pelos 157 anos de emancipação política do município de Sousa começaram com a tradicional alvorada festiva, onde a banda de música “13 de maio” desfilou pelas principais ruas do centro da cidade tocando os hinos comemorativos oficiais, e logo após foi celebrada uma missão em ação de graças pelo Padre Elias na Igreja do Bom Jesus.

Também pela manhã, no Conjunto Nossa Senhora de Fátima, foram distribuídos 10 mil pães para várias famílias carentes inscritas no programa “Pão na Mesa”, que é um projeto de iniciativa da prefeitura de Sousa e desenvolvido pela Secretaria de Ação Social do Município.

Ainda dentro do cronograma de solenidades, o Prefeito Fábio Tyrone, a Vice-prefeita, Johanna Estrela, vereadores, secretários de governo, presidente da Câmara, Cacá Gadelha, e várias outras autoridades e um grande público prestigiaram a cerimônia de hasteamento das bandeiras do Brasil, do Estado da Paraíba, e do Município, no Paço Municipal.

De acordo com o prefeito Fábio Tyrone, toda a administração municipal está focalizada em torno de um só objetivo, que é o melhor desenvolvimento da cidade de Sousa, e é dever primordial de sua gestão, respeitar os mais carentes e trazer dignidade e igualdade para todos, sendo que essas metas só poderão ser alcançadas com muito trabalho e dedicação.

Foi também dada a largada da tradicional “Maratona 10 de julho”, onde vários atletas de toda região percorreram as principais ruas da cidade, sendo que entre as mulheres: a 1ª colocada Alaíde Maria, a 2ª colocada Marta do Curralinho e entre os homens: o 1º colocado foi Waldemar Borges e o 2º colocado Françuar, e receberão das mãos do prefeito a premiação de 400,00 reais para o 1º colocado e 200,00 para o segundo lugar.

Agência Trabalhista de Notícias (LL) com informações do Portal Folha do Sertão