Prefeitura de Sousa (PB) lança projeto sócio-ambiental ‘Quintais Verdes’

PTB Notícias 28/12/2011, 20:13


A Prefeitura de Sousa (PB), administrada por Fábio Tyrone (PTB), por meio da Secretaria de Agricultura e Meio Ambiente lançou, na última semana, o projeto sócio-ambiental “Quintais Verdes”, que objetiva realizar o cultivo de diversas culturas nos quintais das famílias da zona urbana e rural do Município, além da prestação do auxilio técnico da Secretaria de Agricultura, que implementará na melhoria da renda das famílias e conseqüentemente contribuirá na segurança alimentar dos sousenses.

Outra finalidade do projeto “Quintais Verdes” é envolver o Poder Público Municipal e as famílias beneficiadas, tendo em vista o desenvolvimento com sustentabilidade.

O projeto “Quintais Verdes” atualmente contempla 21 famílias no Município, dando aspecto agroecológico na área utilizada, ajudando no incentivo do consumo de verduras, legumes e frutas, bem como na utilização dos resíduos na exploração da criação de aves e suínos.

O projeto teve seu inicio no mês de Maio, com realizações de reuniões e visitas técnicas, com observância a potencialidade de cada localidade, sob assistência técnica do Secretário de Agricultura e Meio Ambiente, Caetano de Lima, e o técnico Francisco Andrade.

Das diversas culturas apresentadas no projeto “Quintais Verdes” destacam-se: o caju, acerola, banana, cajarana, cajá, tomate, pimentão, alface, berinjela, cebola, coentro, mamão, graviola e maracujá.

De acordo com Damião de Antônio, do sítio Malhada dos Alves, o projeto “Quintais Verdes” além do alimento de qualidade também ajuda no “trocadinho” das vendas dos produtos para a compra do tempero.

Já José Bernardo, presidente da Associação da Vila Joaquim Batista, localizada núcleo habitacional I, valoriza a importância do projeto “Quintais Verdes”: “Foi muito bom ter chegado o apoio da Secretaria de Agricultura por este projeto, pois nunca imaginei que aqui fosse possível plantar e criar aves, agora tenho meu ganho garantido e o alimento de boa qualidade.

“Qualquer interessado pelo projeto “Quintais Verdes” deve procurar a Secretaria de Agricultura e Meio Ambiente para obter maiores informações.

O Secretário de Agricultura e Meio Ambiente, Caetano José de Lima, ressaltou o valor sócio-ambiental do projeto “Quintais Verdes”.

“Devemos sempre patrocinar ações que favoreçam a sustentabilidade e também criar mecanismos que possibilitem à produtividade e renda às famílias.

O projeto Quintais Verdes atende a nossa expectativa, isso porque os resultados já começam a ser colhidos.

Vale ressaltar que a nossa intenção é expandir ainda mais o projeto, levando aos sousenses boas práticas que contribuam para o desenvolvimento e o respeito às questões ambientais”.

A Prefeitura de Sousa trabalha com a finalidade em desenvolver o município, no entanto, compreendendo ser fundamental à conservação e preservação ambiental, atuando com responsabilidade e consciência sócio-ambiental.

Agência Trabalhista de Notícias (LL) com informações do Portal da Prefeitura de Sousa