Prefeitura de Sta.Cruz anuncia cessão de área para escola família agrícola

PTB Notícias 21/11/2011, 8:16

Com seu Gabinete lotado por Secretários Municipais, vereadores, alunos, professores e diretoria da Escola Família Agrícola de Santa Cruz do Sul (RS) (Efasc) e pela diretoria da Associação Gaúcha Pró-Escolas Agrícolas (Agefa), mantenedora do estabelecimento, a Prefeita de Santa Cruz, Kelly Moraes (PTB), anunciou na manhã da última sexta-feira, 18/11, a cedência de 14,5 dos 54 hectares da Granja Municipal, em Linha Santa Cruz.

Atualmente, a Escola Família Agrícola funciona no Seminário São João Batista e atende cerca de 96 jovens de vários municípios da região que estudam através da pedagogia de alternância, sistema em que os alunos mesclam períodos em regime de internato na escola com outros em casa.

A Prefeita Kelly Moraes fez questão de ressaltar a importância do ato.

“Esse é um momento muito importante para o Governo Municipal, porque com a oficialização dessa cessão estamos demonstrando que apostamos no potencial de cada um de vocês”, disse a Prefeita aos alunos e complementou: “tenho certeza que, no futuro, estaremos colhendo os frutos dessa iniciativa junto com vocês”.

Para o Vice-Prefeito, Luiz Augusto Costa a Campis a ocasião pode ser considerada histórica.

“Estamos cedendo espaço para a primeira escola que trabalha com a pedagogia de alternância instalada no interior do Estado e estamos fazendo isso não só por Santa Cruz, mas também por toda a região.

Estamos felizes de fazer parte da formação desses alunos”, comemorou Campis.

A cedência de parte da Granja Municipal começou a ser negociada entre a Prefeitura e a Escola Agrícola há três anos e meio.

Para o Deputado Federal, Sérgio Moraes, que acompanhou as tratativas desde o início, o ato de assinatura foi considerado o segundo nascimento da Escola Família Agrícola em Santa Cruz.

“O dia 18 de novembro de 2011 é o dia em que essa escola nasceu pela segunda vez, já que a partir de agora vai poder contar com uma estrutura ainda melhor para formar seus alunos.

Além do dia de hoje, o dia em que esses jovens olharem para trás e lembrarem dessa oportunidade que estão recebendo agora, também vai ser de grande alegria para eles”, disse Moraes.

Quem também não escondeu a emoção e o entusiasmo com o futuro endereço da Escola foi o Diretor do Estabelecimento, Mário Kuntz.

“Só temos a agradecer a Prefeitura Municipal.

A cedência do espaço é resultado de um trabalho de amadurecimento entre as duas partes.

Esses jovens são a nossa grande aposta no futuro.

Além do mais, eles não só adquirem conhecimentos e os aplicam em casa, eles assumiram na escola o papel de serem multiplicadores do que aprendem nas suas comunidades.

Agora vão conseguir fazer isso com uma estrutura ainda melhor”, afirmou Kuntz.

O pedido de cedência oficial será encaminhado para apreciação da Câmara de Vereadores, que já manifestou através do Presidente do Legislativo, André Scheibler que é parceira no projeto.

Agência Trabalhista de Notícias (LL), com informações do Portal da Prefeitura de Santa Cruz do Sul