Prefeitura de Sta.Cruz inaugura novo ESF e repassa veículos para Saúde

PTB Notícias 17/07/2012, 6:18

Uma antiga reivindicação dos moradores de Santa Cruz do Sul (RS) foi entregue à comunidade na manhã desta segunda-feira, 16/07.

A nova Unidade de Estratégia Saúde da Família (ESF) Rauber/Carlota foi inaugurada e atenderá cerca de 3.

300 pessoas da comunidade dos dois bairros.

O investimento no prédio de 250m² foi de R$ 300 mil.

Os recursos vieram através do Fundo Nacional de Saúde (FNS), do Governo Federal, com contrapartida da Prefeitura.

Também foram repassadas pela Prefeita Kelly Moraes (PTB), as chaves de cinco automóveis um Uno, três Doblô e uma Van, com capacidade para 15 pessoas, à Secretaria Municipal de Saúde.

Em um investimento de mais de R$ 300 mil, entre recursos próprios e do Governo Federal.

A Prefeita Kelly Moraes durante o evento relembrou o período em que atuou como Secretária Municipal de Saúde e de Desenvolvimento Social ressaltando as melhorias ao longo dos anos feitas nos bairros.

“Antes não havia asfalto como este que ficará pronto nos próximos dias, houve a construção do ginásio no Governo do Deputado Sérgio Moraes e agora, como combinado, estamos ampliando, construindo a cozinha solicitada pela comunidade.

É mais um investimento de R$ 140 mil.

Da mesma forma, este novo ESF vem para trazer mais saúde e qualidade de vida para os moradores, porque a Saúde é a prioridade do nosso Governo”, disse a Prefeita.

O Deputado Sérgio Moraes (PTB) falou sobre as diversas obras realizadas na Zona Sul do município.

“São bairros que passaram a ter sua importância reconhecida”, salientou.

Segundo o Secretário Municipal de Saúde, Edison Rabuske, este é o 11º ESF no município, assim Santa Cruz passa a ter 34% de cobertura feita por unidades de ESF.

“A nossa meta é chegar próximo aos 50% e ela será alcançada até o final do ano.

Teremos a conclusão de mais três unidades: no Esmeralda, São João e Linha Santa Cruz, além da ampliação do Hospitalzinho que está em andamento”, salientou.

Já a representante dos moradores do Bairro, Carla Thiers, pontuou que há 10 anos aguardavam esta obra.

“Quero agradecer em nome dos moradores a atenção que o nosso bairro vem tendo e as melhorias feitas”, finalizou.

Também estavam presentes no evento secretários municipais, o delegado Regional da 13ª Coordenadoria de Saúde, Paulo Augusto Gomes, e os vereadores Francisco Carlos Smidt, André Francisco Scheibler e Paulo Beneduzi.

ESPAÇOS PLANEJADOSO novo ESF Rauber/Carlota conta com: varanda, recepção, sala de espera, multiuso, de nebulização, de procedimentos e triagem, de vacinação, de curativos, de esterilização e lavagem, dois consultórios, um gabinete odontológico, uma farmácia, dois banheiros, depósito de material limpo e depósito de lixo.

* Agência Trabalhista de Notícias (LL), com informações do Portal da Prefeitura de Santa Cruz do Sul