Prefeitura de Sto.André trabalha contra obesidade infantil nas escolas

PTB Notícias 29/01/2012, 10:33


A partir de fevereiro, início do ano letivo, alunos de cinco Emeifs de Santo André (SP), cidade administrada por Aidan Ravin (PTB), passarão por avaliação antropométrica, com a finalidade de verificar se há excesso de peso naquela população e se é fator determinante de risco para a saúde.

O trabalho de prevenção à obesidade e ao sobrepeso, já nos primeiros anos de vida, é realizado pela Secretaria desde 2009.

O trabalho diferenciado nas escolas municipais da cidade feito pelo Departamento de Assistência à Saúde (DAS), da Prefeitura municipal, através do Programa de Saúde da Criança e do Adolescente, tem como base a importância da alimentação e hábitos de vida saudáveis.

Para auxiliar nas medições e na abrangência do projeto, a Secretaria de Educação, parceira no projeto, adquiriu balanças antropométricas para todas as Emeifs do município.

Num trabalho conjunto com a merenda escolar da Craisa (Companhia Regional de Abastecimento Integrado de Santo André), foi introduzido um cardápio variado incluindo hortaliças e frutas nas refeições dos alunos de toda a rede de ensino.

BalançoEm 2011, alunos de cinco Emeifs (Elaine Cena, Dom Jorge Marcos de Oliveira, Machado de Assis, Chico Mendes e Cora Coralina), passaram por avaliações.

No total, 2571 alunos foram avaliados, sendo que 906 deles apresentaram comprometimento pelo sobrepeso ou por apresentar evidências de obesidade moderada ou grave.

Após a avaliação e constatação comprovada, os alunos passam por atendimento médico e encaminhamento para profissionais da rede de saúde.

Confira abaixo, o quadro com número de crianças e adolescentes atendidos em cada escola, grau de obesidade e porcentagem em relação ao total de alunos avaliados.

Agência Trabalhista de Notícias (LL) com informações do Portal da Prefeitura de Santo André