Prefeitura de Teresina investe R$ 14 milhões na construção de escolas

PTB Notícias 15/07/2012, 10:02


A administração do prefeito Elmano Férrer, na cidade de Teresina, vem conseguindo ampliar significativamente, nos últimos ans, o número de centros municipais de Educação Infantil na capital do Piauí.

Atualmente, encontra-se em andamento a construção de dois no loteamento Manoel Evangelista e um na vila Mariana.

Além desses, está em fase de licitação mais 11 unidades.

Juntos, todos esses centros, autorizados pelo prefeito Elmano Férrer, representam um investimento de R$ 14,6 milhões, recurso obtido pela Prefeitura de Teresina junto ao Governo Federal por meio do programa Proinfância.

Os centros estão sendo erguidos em bairros que não tinham esse serviço.

O secretário municipal de Educação, Paulo Machado, destaca que Teresina vem crescendo de forma rápida com novas vilas e bairros.

E junto com essa expansão territorial também aumenta a demanda e o número de crianças com idade entre seis meses a cinco anos, faixa etária atendida nos CMEI’s.

“Têm prioridade nos centros aquelas crianças que os pais precisam sair para trabalhar.

Enquanto eles estão nos seus serviços, garantindo o sustento de suas famílias, seus filhos estão sendo bem cuidados em um espaço estruturado e acolhedor”, comenta o secretário, destacando que os centros serão equipados com berçários.

Conforme previsão legal, o município é responsável pela oferta de educação infantil.

Teresina conta atualmente com 152 centros e o objetivo da Prefeitura de Teresina é universalizar esse serviço assim foi universalizado a educação do Ensino Fundamental.

As escolas terão 4 salas de aula, recreio coberto, cantina, salas de diretoria, secretaria e de professores, banheiros masculino, feminino e para portadores de necessidades especiais.

Funcionarão nos turnos manhã e tarde, com capacidade para atender 200 alunos, do maternal ao 2º período.

“As crianças terão acompanhamento pedagógico, alimentação balanceadas, além das atividades educativas que ajudarão na sua formação”, frisa o secretário de Educação.

Os novos centros terão a mesma estrutura do Centro Municipal de Educação Infantil Cíntia Medeiros, localizado na zona Sudeste de Teresina.

Portanto, terá uma estrutura moderna, dentro dos padrões exigidos pelo Ministério da Educação.

As 11 unidades que ainda não foram iniciadas serão construídas nos conjuntos Zequinha Freire, Parque Estael, Deus Quer, Portal da Alegria II, Sigefredo Pacheco I, Árvores Verdes, Santa Isabel, Teresina Sul, Tancredo Neves e Primavera Leste.

fonte: site da Prefeitura de Teresina (PI)