Prefeitura de Teresina recebe prêmio Prefeito Empreendedor do Sebrae

PTB Notícias 3/04/2012, 14:37


A Prefeitura de Teresina, por intermédio da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico e Turismo (Semdec), recebeu na manhã de hoje, 03/04/2012, o Prêmio Sebrae Prefeito Empreendedor Biênio 2011/2012.

A capital concorria em duas categorias e saiu vitoriosa em uma delas: Prêmio Destaque Temático.

O prêmio é concedido a prefeitos municipais de todo o Brasil que tenham implantado projetos com resultados mensuráveis, de estímulo ao surgimento e ao desenvolvimento de micro e pequenas empresas (MPEs).

A entrega ocorreu no auditório do Sebrae, localizado na Avenida Campos Sales, 1046, Centro/Norte.

Com o Prêmio Prefeito Empreendedor, o Sebrae pretende reconhecer a capacidade administrativa dos gestores que elaboraram os melhores projetos e implantaram ações em favor do desenvolvimento de micro e pequenas empresas em seus municípios.

Por meio do prêmio, os prefeitos têm a oportunidade de dar visibilidade às suas realizações, além de mostrar a satisfação da população e a ampliação de parcerias que fomentarão novas perspectivas de crescimento e desenvolvimento para a realidade municipal.

“Em Teresina, temos uma preocupação especial em estimular o crescimento e fortalecimento da nossa economia por meio de projetos arrojados.

Nosso foco está, sobretudo, no apoio aos pequenos produtores.

Eles desenvolvem um trabalho de qualidade e por meio das suas atividades ajudam a gerar emprego, renda e divisas para nossa Teresina”, comentou o prefeito Elmano Férrer (PTB).

O prefeito ainda agradeceu o reconhecimento do Sebrae, por meio da premiação, e lembrou que a entidade é uma das principais parceiras da Prefeitura nesse trabalho de apoio ao empreendedor teresinense.

Categorias que envolveram Teresina – “Melhor Projeto” e “Prêmio Destaque Temático” foram as duas categorias que Teresina concorreu, saindo ganhadora no “Prêmio Destaque Temático” que valoriza os médios e grandes municípios do estado.

A escolha das duas categorias ocorreu por meio do Projeto “Teresina Produz”, desenvolvido em 2011 na capital.

O objetivo do projeto foi expor e comercializar produtos oriundos dos Centros de Produção, além de estimular o espírito empreendedor dos pequenos produtores locais de cada região participante.

O projeto foi realizado nos seguintes bairros: Praça Cultural do Grande Dirceu (zona Sudeste), na Praça da Integração, no bairro Parque Piauí (zona Sul), no Centro de Produção do Mocambinho (zona Norte) e no Praça Sigefredo Pachêco, localizada no Conjunto Giovanni Prado (zona Leste).

Nas quatro edições foram beneficiados um total de 216 empreendedores locais, que participaram através da exposição e comercialização de produtos diversificados, principalmente de confecção e acessórios de vestutário feminino, ao mesmo tempo ofereceu a chance dos grupos artísticos e culturais apresentarem e mostrarem todo o potencial criativo e diversificado dos moradores do bairro.

Além dos estandes com a exposição de produtos, o evento contou com oficinas, palestras, atrações musicais e desfiles, além da presença de um estande do Banco Popular de Teresina, administrado pela Semdec, oferecendo crédito desburocratizado para o fortalecimento do negócio.

Foram parceiros do “Teresina Produz”, o Sebrae-PI, o Banco do Nordeste do Brasil (BNB), A Secretaria Estadual do Trabalho e Empreendedorismo (Setre), A Secretaria Municipal de Meio Ambiente (SEMAM), a Secretaria Municipal da Juventude (SEMJUV), Fundação Wall Ferraz (FWF) e Fundação Cultural Monsenhor Chaves (FCMC).

“Nosso dever e missão é cuidar da cidade e trabalhar cada vez mais para continuar investindo em projetos que destaquem nossas riquezas, esperamos com ansiedade e ficamos satisfeitos em receber uma das premiações desse prêmio tão importante desenvolvido pela Sebrae”, explica o secretário da Semdec, Alexandre Magalhães.

Ivana Souza – Agência Trabalhista de Notícias, com informações da prefeitura de Teresina