Prefeitura de Teresina utiliza 80 toneladas de asfaltos por dia

PTB Notícias 22/02/2011, 8:08

A Prefeitura de Teresina (PI), administrada por Elmano Ferrer (PTB), utiliza todos os dias na operação Tapa-buracos cerca de 40 metros cúbicos de asfalto, o que corresponde a 80 toneladas diárias.

Segundo o superintendente de Desenvolvimento Sul, Marcílio Andrade, atualmente a Prefeitura está com quatro equipes trabalhando diuturnamente em todas as zonas da cidade.

“A operação começa no início da manhã e segue durante a tarde.

Em alguns trechos onde o fluxo de veículos é muito grande, como é o caso da Avenida Frei Serafim, é necessário atuar no turno da noite ou no sábado a tarde”, lembrou.

Nesta segunda-feira (21/02), por exemplo, os caminhões da operação estão em locais com as avenidas Maranhão, Pedro Freitas, Barão de Castelo Branco, Marechal Castelo Branco, Duque de Caxias, Zequinha Freire, São Francisco e na Rua Gibraltar (Dirceu).

De acordo com o prefeito de Teresina, Elmano Férrer, as prioridades são os trechos mais danificados pelas chuvas e aqueles com o maior fluxo de veículos.

“Estamos sempre atentos às necessidades da cidade e a pavimentação é uma delas.

Nossa prioridade são as ruas e avenidas com maior fluxo de veículos, mas outras ruas que precisam de recuperação serão contempladas”, destacou Elmano Férrer.

Na última sexta-feira (18) e sábado (19) as equipes conseguiram concluir o trabalho em 10 ruas e avenidas, entre elas, a Pires de Castro, Mirtes Melão, a linha de ônibus do Alto Paraguai, as avenidas Universitária, Cajuína, Raul Lopes, Presidente Kennedy e outras.

“Uma equipe somente é deslocada para outro trecho quando conclui totalmente a demanda de uma avenida.

E se ela não termina no mesmo dia volta no dia seguinte para finalizar”, explicou superintendente da SDU Sul, Marcílio Andrade.

A operação Tapa-buracos também já recuperou avenidas importantes da cidade como a Nossa Senhora de Fátima (Jóquei Clube), Homero Castelo Branco (zona leste), a Avenida Campos Sales, Rua Coelho de Resende e Magalhães Filho – na região centro/norte.

Esse tipo de ação da Prefeitura de Teresina é sempre colocada em prática logo que inicia o período de chuvas na capital.

“Como em muitos trechos o asfaltado já está com sua vida útil ultrapassada, sempre surgem muitos buracos e, portanto, temos que agir rápido para contornar o problema”, explicou Marcílio.

Também serão colocados na operação Tapa-buracos nos próximos dias os seguintes trechos: avenidas Centenário, Esperança e a rua João Isidoro França – na zona centro/norte, Rua Visconde da Parnaíba, Nicanor Barreto e avenida Aquiles Nogueira – na zona Leste, Rua Pedro Teixeira e acesso do Balneário Curva São Paulo – na região sudeste, e avenida Gil Martins, São Raimundo, Nações Unidas e Ulisses Guimarães- na zona Sul.

“Quando terminar as chuvas voltaremos nosso trabalho de asfaltamento em pontos onde existe calçamento e que precisa ser asfaltado, assim como o recapeamento de avenidas onde o asfalto precisa ser renovado”, garantiu o superintendente.

Entre os trechos que serão recapeados estão a Avenida Maranhão e a Dom Severino.

Em 2010, a prefeitura implantou mais de 300 mil metros quadrados de asfalto, mais do que nos últimos dois anos anteriores.

Agência Trabalhista de Notícias (LL) com informações do Portal 180 Graus