Prefeitura de União dos Palmares (AL) confecciona calendário temático

PTB Notícias 6/01/2012, 7:59


Na manhã desta terça-feira (3/1), aconteceu a Cerimônia de Lançamento do Calendário Caminhos das Águas que reuniu no auditório da prefeitura de União dos Palmares (AL), administrada por Areski Freitas (PTB), centenas de alunos de escolas municipais, que prestigiaram o lançamento de um calendário temático que tem como personagem principal o Rio Mundaú.

Estiveram presentes ao evento, os secretários Josafá Campos (Educação), Manoel Bernardo (Meio Ambiente) e Adeildo Sotero (Infraestrutura).

Além da coordenadora da Sala Verde Serrana dos Quilombos, Aparecida Lopes junto com demais membros, como também representantes de diversos órgãos do município.

O projeto Caminho das Águas foi criado pelo Núcleo de Educação Ambiental da Secretaria Municipal de Educação, em parceria com a Secretaria de Meio Ambiente, por intermédio da Sala Verde, onde foi propostas escolas municipais o desenvolvimento de um ciclo de oficinas de preparação ambiental.

Alunos afetados pelas enchentes de 2010 tiveram momentos de reflexão sobre o meio ambiente e a qualidade de vida na cidade.

Com isso durante os meses de setembro e outubro de 2010, foram discutidos com esses alunos os principais problemas e impactos ambientais causados pela rápida urbanização e ocupação de áreas ribeirinhas.

O resultado desse trabalho foi à elaboração de inúmeras ilustrações feitas por esses estudantes, onde os mesmos mostram propostas de como querem conviver com as águas a partir de agora.

Os desenhos foram selecionados e ilustram um calendário que estará exposto em escolas, secretarias e demais órgãos do município.

A parceria com o UNICEF também foi importante na elaboração desse projeto, já que União dos Palmares recebeu em 2010 o selo da instituição como município aprovado, e agora a mesma contribui com a montagem da arte do calendário.

Uma vez que o município continua trabalhando para se manter um município amigo da criança.

Segundo Aparecida Lima, que coordena a Sala Verde, esse projeto é uma forma de valorizar o trabalho desses alunos na pós-enchente, e também uma forma de conscientizá-los sobre o cuidado com a natureza e as formas de como preservá-la.

Agência Trabalhista de Notícias (LL) com informações do Portal da Prefeitura de União dos Palmares