Prefeitura de União dos Palmares leva ações para comunidades carentes

PTB Notícias 17/01/2011, 8:22


O governo União Cada Vez Melhor da Prefeitura de União dos Palmares (AL), administrada por Areski Freitas (PTB), promove nesta segunda-feira (17/01/2011) um verdadeiro mutirão de cidadania e cultura em vários povoados do município.

Por meio do projeto “Prefeitura Itinerante” que foi discutido e aprovado durante a última reunião entre o prefeito Areski Freitas e os secretários municipais, ficou definido uma visita nas comunidades para verificar in loco as necessidades de cada uma delas.

Uma das comunidades atendidas será o Timbó, que fica a 15 km do centro de União e abriga mais de 250 famílias.

O povoado conta com uma unidade do Programa Saúde da Família (PSF), uma unidade dos Correios, um matadouro, um cemitério público,uma unidade escolar que atende do pré ao 9º ano do ensino fundamental, bem como duas igrejas, uma católica e outra evangélica, além de uma linha de ônibus que serve de transporte para a comunidade.

Os trabalhos contarão com a participação de todas as secretarias municipais, entre elas a de Infraestrutura – que deverá ficar no local por um período de seis meses -, executando obras de calçamento, entre ruas e becos na localidade, pontes e bueiros serão reestruturados, praça reformada e ampliada, novos bancos, iluminação e restauração da igreja.

Na quarta-feira passada, 12/01, o prefeito Areski Freitas e o vice Adeildo Sotero, estiveram visitando o local e averiguaram as ações que precisam ser feitas na comunidade.

As secretarias de Juventude, de Cultura e a de Esportes, farão atividades recreativas, culturais e esportivas, como futebol de sabão, futebol de campo, cinema, oficinas de teatro e capoeira no dia do evento.

As secretarias de Meio Ambiente, Agricultura e Educação farão um trabalho de educação ambiental, além de palestras, gincanas e horta comunitária.

A Secretaria de Saúde fará atendimentos a crianças e suas famílias, com orientação de higiene bucal, verificação de pressão, entre outros serviços.

A Secretaria de Ação Social também fará atendimentos especiais quanto à questão de Bolsa Família, Bolsa Escola, Peti e Projovem.

A Escola Herculano de Albuquerque, ampliada 1963 pelo governo de Luiz Cavalcanti, será ampliada para atender a demanda da comunidade, devendo ganhar duas novas salas de aula, além de outros serviços.

A escola comporta atualmente mais de 400 alunos e deverá ter esse número ampliado para 500 a partir deste ano letivo.

* Agência Trabalhista de Notícias com informações do Portal da Prefeitura de União dos Palmares