Prefeitura de Vinhedo garante acesso gratuito à internet aos moradores

PTB Notícias 13/02/2012, 7:42


Moradora do bairro Casa Verde, em Vinhedo (SP), Rachel Gomes Castro, de 11 anos, não tinha acesso à internet.

Estudante do 7º ano do ensino fundamental II, na Escola Municipal (EM) Integração, a aluna tinha que recorrer ao laboratório de informática da unidade escolar, aos seus amigos ou tinha que ir até alguma lan house para fazer seus trabalhos escolares ou para acessar algum conteúdo de seu interesse.

Segundo a jovem moradora vinhedense, o acesso de sua casa não era possível pelo fato do serviço ser considerado muito caro por sua mãe, dona Joana.

Contudo, há aproximadamente um mês, muita coisa mudou na vida de Raquel, que agora tem à sua disposição sinal gratuito de acesso à internet banda larga, facilidade possibilitada por uma iniciativa idealizada e planejada pela Prefeitura de Vinhedo, administrada por Milton Serafim (PTB), em parceria com doutores e acadêmicos da Pontifícia Universidade Católica (PUC) do Paraná, da Universidade Estadual de Campinas (Unicamp) e da Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (Unesp).

Denominado Soluções Integradas Municipal (SIM) Vinhedo Digital, o projeto está transformando o município em uma verdadeira cidade digital e foi estruturado tendo como principal enfoque o cidadão.

“Este projeto é executado desde 2009 como parte do nosso plano de governo.

Foi planejado para ser uma avançada rede tecnológica de serviços, contemplando a oferta e a ampliação de projetos e iniciativas em prol dos moradores, a melhora contínua na gestão governamental e, ainda, a inclusão digital dos cidadãos com o oferecimento de acesso gratuito à internet banda larga na cidade, que será disponibilizado a partir de março”, explicou o prefeito de Vinhedo, Milton Serafim.

Raquel já utiliza há cerca de um mês o sinal gratuito de acesso à internet por meio do SIM Vinhedo Digital por ter sido selecionada, junto a outros nove moradores de diferentes regiões da cidade, para participar da etapa de testes do serviço.

Desde que iniciados os testes, a moradora do Casa Verde é só elogios ao projeto.

“Assim que eu digito meu usuário e senha, a internet funciona direitinho e é bem rápida.

Baixo conteúdo, converso com meus amigos e faço pesquisas.

Acho este projeto muito legal porque agora posso usar a internet à vontade e isso facilitará muito a minha vida quando eu tiver que fazer trabalhos para a escola, pois não preciso mais sair da minha casa e posso fazê-los a hora que eu quiser”, disse.

Segundo o secretário municipal de Governo e integrante do Comitê de Tecnologia da Informação e Comunicação (CTIC) da Prefeitura de Vinhedo, José Luis Bernegossi, nesta etapa de implementação do projeto SIM Vinhedo Digital mais de 70% da população de Vinhedo está coberta com o sinal de acesso gratuito à internet banda larga, com velocidade de 512 kbps.

“Para viabilizar este serviço gratuitamente à população, sobretudo à carente, efetuamos a instalação de mais de 40 quilômetros de cabeamento óptico na cidade, o que representa aproximadamente 0,6 metro de cabo por habitante.

Além disso, foram colocadas 78 estações de transmissão de sinal via rádio, que retransmitem e levam à população sinal de acesso à internet banda larga.

Esta estrutura que montamos, aliás, já é referência e será considerada muito em breve uma das maiores iniciativas de inclusão social do Brasil, pois também nos ajudou a interligar todos os órgãos públicos existentes na cidade numa rede rápida de transmissão de dados”, explicou.

Para utilizar o sinal de acesso à internet banda larga gratuitamente, os moradores precisarão, apenas, adquirir um kit-cidadão, que poderá ser comprado pelos interessados em empresas homologadas pela Prefeitura de Vinhedo ao oferecimento dos equipamentos.

De acordo com o gestor do CTIC, Gilberto Madeira, no primeiro processo de homologação uma empresa foi considerada apta e autorizada à oferta do kit, composto por antena e um aparelho de modem.

Contudo, para que os moradores possam ter mais opções de empresas fornecedoras para adquirir seu kit-cidadão, o executivo abrirá, ainda nos próximos dias, um novo edital de convocação.

As empresas participam do processo de homologação pela Prefeitura de Vinhedo, ainda segundo Madeira, a fim de garantir que os produtos ofertados à população atendam às exigências técnicas de funcionamento e de acesso ao sinal, para que não haja prejuízo aos cidadãos na qualidade e no acesso à internet banda larga.

O valor de venda dos kits-cidadão, que deve ficar entre R$ 250,00 e R$ 300,00, serão determinados pelas empresas fornecedoras homologadas, sendo que a Prefeitura de Vinhedo não fará a venda dos equipamentos.

Acesso Wi-FiAproveitando o sinal de acesso à internet banda larga gratuitamente, por meio do SIM Vinhedo Digital, a Prefeitura de Vinhedo ainda disponibiliza em todo o recinto do Parque Municipal Jayme Ferragut acesso gratuito à internet aos visitantes das 51ª Festa da Uva e 3ª Festa do Vinho.

No primeiro fim de semana dos eventos, cerca de cem pessoas utilizaram, por hora, a facilidade.

Agência Trabalhista de Notícias (LL) com informações do Portal da Prefeitura de Vinhedo