Prefeitura de Vinhedo promove palestra sobre riscos da leishmaniose

PTB Notícias 31/01/2011, 9:31


Mediante as ocorrências de leishmaniose na região, a Prefeitura de Vinhedo (SP), administrada por Milton Serafim (PTB), por meio da Secretaria de Saúde, realiza na próxima quarta-feira, 2/2, às 19h, no Centro Médico, palestra com veterinários da rede pública e privada sobre a doença infecciosa transmitida pelo mosquito palha.

O evento será ministrado pela médica veterinária, Jeanette Trigo Nasser, especialista no assunto.

A população também deve estar alerta sobre cuidados necessários para prevenção da doença, como limpeza e arejamento de canis, galinheiros e outras áreas úmidas que possam favorecer a presença do mosquito.

O comportamento dos cães também deve ser observado, qualquer alteração, a recomendação é de que seja levado ao veterinário.

Nos seres humanos, os principais sintomas da doença são febre, palidez, falta de apetite, aumento do baço e do fígado, causando dor abdominal, emagrecimento e fraqueza.

Se não houver tratamento, a doença evolui e pode levar à morte.

A leishmaniose não é uma doença de transmissão direta, ou seja, não é transmitida de pessoa para pessoa.

É necessária a picada do mosquito-palha, no qual completa o ciclo, transmitindo o protozoário de animais silvestres para os cães domésticos e humanos.

Diante de qualquer sintoma, é preciso que a pessoa procure imediatamente a unidade de saúde mais próxima para fazer uma avaliação médica.

O Centro Médico Dr.

Manoel Matheus Neto, onde ocorre a palestra, localiza-se à Avenida Presidente Castelo Branco, 1.

375 – Jardim São Matheus.

Os profissionais interessados em participar devem confirmar presença até o dia 31, através dos telefones 3826-7487 ou 3826-7474 – Setor de Zoonoses da Prefeitura.

* Agência Trabalhista de Notícias com informações do Jornal de Vinhedo