Prefeitura de Vinhedo realiza descarte correto de 2t de pilhas e baterias

PTB Notícias 18/02/2009, 10:36

Atenta às questões ambientais, a Prefeitura de Vinhedo realiza esta semana o descarte ecológico de mais de 2 toneladas de pilhas e baterias de celulares entregues pela população em estabelecimentos comerciais da cidade e também separados na Central de Triagem de Coleta Seletiva de Lixo.

O material foi coletado durante os últimos quatro anos, mas a administração anterior não tomou providências para o descarte.

Os produtos serão enviados pela Secretaria de Planejamento e Meio Ambiente a uma empresa de Suzano, especializada na destinação final e adequada de pilhas e baterias.

Na semana passada, o prefeito Milton Serafim (PTB/SP), o secretário de Planejamento e Meio Ambiente, Cássio Capovilla, o secretário de Educação, o vice-prefeito, Jaime Cruz e vereadores receberam a visita do secretário de Meio Ambiente de Diadema, Rogério Meneses, que realiza descarte de pilhas e baterias semelhante no município da Grande ABC.

A visita ocorreu na Central de Coleta Seletiva e serviu como troca de experiências para preservação do meio ambiente nas duas cidades.

Para o prefeito Milton Serafim, a falta de critérios no descarte de pilhas e baterias é uma das mais nocivas agressões ao meio ambiente e à saúde pública.

“Agindo com consciência, evitamos agressões ao meio ambiente e à comunidade, agora e no futuro”, explicou o prefeito.

De acordo com o secretário municipal de Meio Ambiente, quando pilhas e baterias são encontradas na Central de Triagem os produtos são coletados para que não ocorra qualquer tipo de risco ambiental e aguardados até que seja feito o descarte correto por uma empresa especializada.

“A maioria das pessoas, por falta de informação, ainda joga pilhas e baterias no lixo doméstico, mas a destinação com critérios é essencial devido ao potencial contaminante que estes produtos possuem.

Estas pilhas e baterias que serão descartadas esta semana foram acumuladas nos últimos quatro anos, mas a antiga administração não deu destinação correta para os produtos.

Quando assumimos a administração de Vinhedo, em janeiro deste ano, nos deparamos com o problema e agora estamos resolvendo, por solicitação do prefeito Milton Serafim, com a destinação correta e adequada”, comentou o secretário de Planejamento e Meio Ambiente de Vinhedo.

Agência Trabalhista de Notícias