Prefeitura do Cabo apresenta plano de limpeza pública

PTB Notícias 18/01/2008, 16:18

A Prefeitura do Cabo de Santo Agostinho – administrada pelo petebista Lula Cabral (PE), por meio da Secretaria Municipal de Meio Ambiente, apresentará à população cabense, após período do carnaval, o Plano de Gestão Integrada de Resíduos Sólidos Urbanos do Cabo de Santo Agostinho (PGIRSU).

O objetivo do projeto é integrar ações ordenadas de coleta, segregação, transporte, tratamento e disposição do lixo, baseando-se em norma municipal, estadual e federal, que devem ser seguidas para os serviços de limpeza pública.

O plano está sendo elaborado pelo poder executivo municipal mediante a sua Secretaria Executiva de Meio Ambiente e Saneamento (SEMAS), vinculada à Secretaria de Planejamento e Meio Ambiente, com apoio pontual de consultoria externa da Agência de Cooperação Técnica Alemã (GTZ) e de setores da sociedade civil, grupos de interesse e empresariado da rede de Defesa Ambiental, além da Associação Comercial e Empresarial do Cabo, Fórum Lixo e Cidadania do município, Fórum das Entidades do Cabo e empresas como a Corn Products do Brasil e Gruppo M&G.

O secretário de Meio Ambiente e Saneamento, Raimundo de Souza, destaca a importância da elaboração do PGIRSU.

“O projeto é uma exigência legal, pois a Política Estadual de Resíduos Sólidos determina que cada município elabore e execute seu plano.

Além do mais, o PGIRSU cumprirá o papel de política local de gestão de resíduos, o que facilitará a obtenção de recursos externos federal, estadual e internacional destinados ao saneamento ambiental”, afirma.

Ainda segundo o secretário, o projeto propõe uma gestão integrada e participativa de resíduos sólidos urbanos do município, buscando atender critérios sanitários, ambientais e econômicos.

Sendo um conjunto de ações ordenadas, a melhorando a qualidade de vida das pessoas.

Agência Trabalhista de Notícias