Prefeitura e UNISC assinam convênio para parque tecnológico em Sta.Cruz

PTB Notícias 22/01/2011, 9:06


Visando a criação de um ambiente propicio a interação e inovação de pesquisas e desenvolvimento tecnológico, está sendo criado em Santa Cruz do Sul (RS), cidade administrada por Kelly Moraes (PTB), o Parque Cientifico Tecnológico Regional da Unisc (TECNOUNISC), numa parceria da universidade com a Prefeitura Municipal.

Conforme o Prefeito em Exercício, Luiz Augusto Costa a Campis, foi concedida pelo Governo Federal uma verba de Três Milhões de Reais para a implantação do empreendimento.

“Já conseguimos o dinheiro para dar inicio as obras e agora buscamos a doação de uma área para esse projeto se tornar realidade”, salientou.

O projeto conta ainda com o apoio da Sexta Coordenadoria Regional de Educação (6ª CRE).

Um terreno localizado junto a área da antiga Escola Murilo Braga de Carvalho é o local pretendido pela Prefeitura e Unisc para sediar o Parque Tecnológico.

Para o professor Rogério Silveira, Pró Reitor de Pesquisa e Extensão da Unisc, o parque vai oferecer uma ótima oportunidade de relação entre alunos da universidade, professores e pesquisadores com os empresários inovadores.

Ele explica haverá uma forte interação com a pesquisa realizada na Unisc ou outras instituições da cidade.

“Através de um edital as empresas interessadas em se instalarem vão disputar o acesso aos lotes do parque, desde que os projetos pretendidos tenham a condição de interagir com a pesquisa desenvolvida dentro da universidade”, comentou ele.

Rogério adiantou ainda que a Incubadora Tecnológica da Unisc, criada em parceria com a Prefeitura de Santa Cruz, também estará dentro do parque tecnológico.

“As futuras empresas que estão sendo incubadas, muitas delas com alunos atuando, vão poder se desenvolver naquele local”.

O Secretário Municipal de Desenvolvimento Econômico, Jair Roberto Jasper, vê com bons olhos a chegada de mais esse investimento em Santa Cruz do Sul.

“Junto com a logística, será um dos principais eixos de desenvolvimento e diversificação para nossa economia”, destacou.

Jair observa que o parque tecnológico trara para Santa Cruz empresas que produzem produtos de alto valor agregado, gerando boa renda em tributos.

“Além da arrecadação de impostos, haverá geração de empregos com salários muito bons, o que vai garantir um excelente retorno financeiro para o município”.

O convenio para implantação do Parque Tecnológico será assinado na próxima segunda-feira dia 24, as 16 horas, na reitoria da UNISC.

Além do Reitor Wilmar Thomé e do Pró Reitor Rogério Silveira, estarão presentes na assinatura o Prefeito Luiz Augusto Costa a Campis e os secretários municipais, Jair Jasper (Desenvolvimento Econômico) e Edison Rabuske (Planejamento e Coordenação).

* Agência Trabalhista de Notícias com informações da Prefeitura de Santa Cruz do Sul