Prefeitura entrega Vila Dignidade para idosos em Presidente Prudente

PTB Notícias 19/12/2011, 8:58


Final do Mundial de Clubes do outro lado mundo.

Em campo, Santos e Barcelona.

No Brasil, milhares de santistas vidrados em frente à telinha para acompanhar lances do clássico internacional que colocava frente a frente os craques Neymar e Lionel Messi.

E enquanto a bola rolava no Japão, em Presidente Prudente quem ganhava era a população.

Conquistas, inclusive, que amenizaram a tristeza dos torcedores santistas Geraldo Alckmin (PSDB) e o Prefeito Milton Carlos de Mello “Tupã” (PTB).

Ao invés de lamentarem a derrota do time brasileiro, eles festejavam a concretização de mais um equipamento público que a partir de agora deve melhorar e confortar a vida de diversos idosos prudentinos.

É que no período, o governador do Estado de São Paulo e o prefeito de Prudente entregaram a Vila Dignidade para idosos de baixa renda.

Um investimento de R$ 2,5 milhões no conjunto que fora construído de acordo com o conceito de Desenho Universal, justamente àquele que permite facilidade no uso das 24 moradias por pessoas com dificuldade de locomoção, temporária ou permanente.

Além dos próprios moradores beneficiados – idosos com 60 anos ou mais e renda mensal de até dois salários mínimos –, diversas autoridades municipais acompanharam a entrega do empreendimento construído ao lado bairro Augusto de Paula, nas proximidades do jardim Humberto Salvador.

Entre elas, estavam o secretário de Estado da Habitação Silvio França Torres, os deputados estaduais Mauro Bragato (PSDB) e Ed Thomas (PSB), e o vice-presidente da Companhia Ambiental do Estado São Paulo (Cetesb) Nelson Roberto Bugalho.

Vereadores, secretários municipais e prefeitos da região também marcaram presença.

Logo após o descerramento da placa inaugural, os moradores beneficiados da vila começaram a ser presenteados.

Emocionada, a primeira foi à aposentada Joana Moreira que recebeu a chave das mãos do chefe maior do Estado.

Logo na sequência, foi a vez do aposentado Antônio Modesto.

A chave daquilo que a partir de agora deverá ser seu refúgio e cantinho especial foi entregue a ele pelo prefeito Tupã.

Um total de 26 idosos acabaram contemplados.

É que um casal decidiu morar junto e outras duas senhoras na mesma residência.

Em seu discurso, o chefe do Executivo prudentino lembrou que todas as unidades entregues ontem foram construídas pela Companhia Prudentina de Desenvolvimento Habitacional e Urbano (CDHU), por intermédio do Plano Estadual para a Pessoa Idosa – Futuridade, coordenado pela Secretaria de Desenvolvimento Social.

Ressaltou ainda o empenho do poder público municipal e do Estado para tentar “exterminar” o déficit habitacional existente no município onde segundo ele, mais de 10 mil famílias estão inseridas por ainda não terem casa própria.

“O que já temos certo são apartamentos previstos para aqui ao lado [em terreno na divisa entre o Humberto Salvador e o Augusto de Paula] e mais de duas mil unidades habitacionais.

Também já está em fase de elaboração os projetos que preveem mais dois mil apartamentos.

Com a ajuda do Estado, queremos conseguir ou pelo menos tentar suprir essa demanda”, disse Tupã.

“Já temos 300 apartamentos previstos para Prudente, inclusive terreno garantido para executá-los”, anunciou Alckmin na coletiva, complementando e ratificando a pretensão do município em avançar na área da habitação popular.

Na Vila Dignidade, o governador lembrou que as casas de lá foram projetadas especialmente para as pessoas da melhor idade, tendo cada uma 39m² de área útil cada, com dormitório, sala conjugada à cozinha, banheiro, área de serviço, aquecedor solar e uma pequena área externa nos fundos, que pode ser usada como jardim ou horta.

“Todas as moradias possuem itens de segurança e acessibilidade, como pisos e rampas antiderrapantes, campanhias iluminadas, além de barras de apoio para locomoção e interruptores em quantidade e altura ideais”, exemplificou, citando ainda recursos de acessibilidade nos projetos comuns do condomínio como o salão de festas e espaços de convívio.

A assessoria de imprensa da pasta estadual de Habitação complementou a informação ressaltando que o Governo do Estado não cobrará prestações dos imóveis, e que as contas de consumo, como água e luz, serão custeadas pelo município.

“Um projeto importante e modelo para a região com casas adaptadas para famílias idosas.

Aliás, somos o único Estado do Brasil que coloca dinheiro do orçamento para garantir casa própria para quem ganha até um salário mínimo”, frisou Alckmin, que dirigiu ainda seu discurso ao prefeito de Prudente, informando-o que mais projetos serão elaborados visando contemplar Prudente e região.

O deputado Mauro Bragato, por sua vez, ressaltou a parceria entre as esferas estadual e municipal quando questionado sobre a relevância da Vila Dignidade para o município.

“A importância é grande.

Mostra o compromisso do Estado e município em relação à Terceira Idade.

Isso significa mais qualidade de vida aos idosos.

Nós estamos de parabéns.

Dinheiro investido pela CDHU com a Prefeitura e que vai nos dar a tranquilidade para atender um público crescente e cada vez mais necessitado”, lembrou.

Por fim, quando questionado sobre resultado do jogo, o governador lamentou em tom de brincadeira o fato do Santos de Neymar ter perdido por uma goleada de 4 a 0 para o Barcelona, na terra do sol nascente.

“Essa é a beleza do esporte: se ganha e se perde.

Não se ganha sempre, não se ganha todas.

Eu já mandei suspender o decreto que ia ser publicado dando feriado amanhã no Estado de São Paulo”, encerrou sorrindo.

Agência Trabalhista de Notícias (LL) com informações do Portal da Prefeitura de Pres.

Prudente