Prefeitura leva Projeto Manhã de Cidadania a bairro carente de Teresina

PTB Notícias 28/05/2011, 9:50


Os moradores do Bairro Angelim, Vila Irmã Dulce e imediações, em Teresina (PI), vão receber neste sábado (28/05) a Manhã de Cidadania organizada pelo Centro de Referência em Assistência Social (CRAS Leste II).

Na oportunidade serão contemplados com diferentes serviços.

O evento, que acontece das 8h às 14h, é promovido pela Prefeitura de Teresina, administrada por Elmano Férrer (PTB), por meio da Secretaria Municipal do trabalho, Cidadania e de Assistência Social (SEMTCAS) e será realizado no centro Educacional Integrado Angelim (CEIA), que fica na Rua Inácio Soares s/n, no bairro Angelim.

A gerente do CRAS SUL II, Naildes Soares, destaca que a manhã de cidadania é uma forma de aproximar a comunidade do CRAS, mostrando ao público que são cidadãos e que os CRAS são o local que devem procurar quando necessitarem dos serviços oferecidos pela assistência social.

“Esta ação visa promover o acesso principalmente à documentação civil necessária ao exercício da cidadania, como também Assistência, Saúde, Educação, Cultura e Lazer, aproximando serviços públicos e Iniciativas privadas locais.

Além de fortalecer ações articuladas com entidades Setoriais e Inter setoriais, disponibilizará informações e orientações aos cidadãos deste território que não tem ou não conseguem acessar tais serviços no seu cotidiano”, diz Naildes.

Na oportunidade serão expedidos passes livres de idosos e de Pessoas com Deficiência, consulta ao cadastro do Bolsa Família, oficinas de biscuit, de cultura artística e com garrafas pet, além de serviços de corte de cabelo masculino e feminino, maquiagem, manicure e pedicure com decoração de unha, expedição de carteira de trabalho, expedição de carteira de reservista e registro de nascimento.

Também serão ministradas palestras sobre prevenção de câncer de mama e higiene bucal com aplicação de flúor e ainda serão distribuídas mudas ornamentais.

Também será disponibilizada assessoria jurídica e psicológica.

Alunos do Projovem vão entregar informativo sobre a dengue.

A secretária de assistência social, Graça Amorim (PTB), destacou a importância dos serviços oferecidos de forma itinerante.

“Muitas vezes por conta do trabalho ou por não ter onde deixar os filhos, as famílias não podem se dirigir aos órgãos para fazer uma consulta, um cadastro, adquirir uma informação.

As manhãs de Cidadania suprem essa lacuna, levando os serviços às pessoas.

Durante todo o ano a SEMTCAS junta todos os serviços e leva às comunidades”, destaca.

Agência Trabalhista de Notícias (LL) com informações do Portal 45 Graus