Prefeitura Santa Cruz do Sul amplia vagas nos Centros Ocupacionais

PTB Notícias 23/02/2010, 14:29

Mais 100 novas vagas serão abertas a partir de março nos Centros Ocupacionais dos bairros Pedreira e Santuário, através da manutenção da parceria entre a Prefeitura Municipal, administrada pela prefeita Kelly Moraes (PTB-RS) e a Cooperativa de Educação e Serviços Autônomos – Coestal.

No Centro Ocupacional Nossa Senhora do Rosário, localizado no bairro Pedreira, que atualmente atende 48 crianças de 6 a 12 anos, serão oferecidas 30 novas vagas, já no Projeto Criança Viver Melhor, que atenderá no Centro Comunitário São José Operário, no bairro Santuário, serão 70 novas vagas para crianças de 4 a 12 anos.

Os Centros são frequentados no horário do turno inverso ao escolar, ou seja, quando as crianças não estão tendo aulas, e promovem além de atividades educacionais, oficinas de artesanato, hip hop, capoeira e dança.

Com a ampliação dos atendimentos a Prefeitura irá repassar R$ 29.

520 mil por mês para Cooperativa, para despesas com folha de pagamento de pessoal, alimentação das crianças, contas de gás, luz, telefone e transporte.

“Além de manter a parceria, nós melhoramos e qualificamos os projetos, aumentando o número de vagas para atendimento das nossas crianças e reforçando as oficinas nos demais centros ocupacionais”, informou a Prefeita Kelly Moraes.

De acordo com a Secretária Municipal de Desenvolvimento Social, Núbia Bruch, o repasse da verba para a Cooperativa não só garantirá a ampliação dos atendimentos, mas também um aumento no número das contratações de profissionais para atendimento psicológico e de assistência social que é oferecido às crianças e famílias nos Centros, além de cursos profissionalizantes que ocorrem no Centro de Referencia Especializado da Assitencia Social – CREAS e se destinam a capacitação dos familiares.

“Consideramos a ampliação e a qualificação dos projetos de extrema importância porque fortificam a rede de atenção básica já desenvolvida pela Secretaria em atenção às crianças do nosso municipio.

É a continuidade de um trabalho em torno da prevenção à violência e da busca de cidadania para as crianças” completou Núbia.

A servente, Márcia Elisa Theisen, contou que a filha Gabriela, de 12 anos, frequenta o Centro Ocupacional Criança Viver Melhor na parte da tarde, no turno inverso ao da escola.

“É muito bom ter um lugar onde posso deixar a minha filha enquanto eu trabalho.

Ela vai na escola de manhã e de tarde no projeto, e fica até a hora em que eu saio do trabalho.

As monitoras do Centro são muito queridas, e lá, além de aulas de violão, ela também já faz a lição da escola” explicou Márcia.

De acordo com ela, o aumento das vagas nos Centros vai auxiliar ainda mais as mães que trabalham fora e não tem onde deixar seus filhos.

As inscrições para os Centros Ocupacionais podem ser feitas diretamente no endereço da Coestal, na Rua Padre Landel de Moura, 419, no bairro Santuário.

Agência Trabalhista de Notícias com Informações da Prefeitura de Santa Cruz do Sul