Presidente Benito Gama presta homenagem a Getúlio Vargas

PTB Notícias 19/04/2014, 8:18

Meus amigos e minhas amigas da Família PTB,Hoje, 19 de abril de 2014, há exatos 132 anos, nascia em São Borja (RS) o homem que viria a ser presidente da República e fundador do nosso Partido Trabalhista Brasileiro: Getúlio Dorneles Vargas.

E nesse dia, o PTB, pelo quarto ano consecutivo, homenageia a figura desse homem que fez história ao contribuir, diariamente, pelo crescimento e progresso do nosso país e do nosso partido.

Homem de coragem, fibra e sabedoria, Getúlio era um visionário com os pés no chão.

Ele esteve o tempo todo à frente do tempo dele.

Enxergou o Brasil de forma ampla, do Oiapoque ao Chuí, e do Amazonas ao Oceano Atlântico.

Foi com Getúlio que começou a tomar forma o Brasil moderno que conhecemos hoje.

Grandes conquistas que ainda vigoram e dão certo no país foram iniciadas por ele.

Vale do Rio Doce, CLT (carteira de trabalho), BNDES (Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social), Banco do Nordeste, Companhia Siderúrgica Nacional (CSN), Petrobras, Eletrobras, adoção do voto feminino e garantir o crescimento do poder aquisitivo dos mais humildes são algumas de suas inúmeras obras.

Getúlio construiu história, fez história e entrou para a história.

O real conhecimento do Brasil como nação iniciou-se com Getúlio.

Ele foi um estadista de referência internacional, e pode-se compará-lo a outros grandes líderes mundiais da política, entre eles o norte-americano Franklin Roosevelt, o britânico Winston Churchill e o francês Charles de Gaulle.

Fazer esse ato, de homenagear o fundador do PTB, é também uma maneira de expandir nossa união, de nos aproximar, em nossa consolidação diária como partido político, corroborando o peso da nossa trajetória e da importância com que tratamos as bandeiras que defendemos, com a mesma garra e persistência de sempre nesses quase 70 anos de história.

E história, meus amigos e minhas amigas, nós temos, porque o PTB tem a história que todo partido gostaria de ter.

A jornada foi difícil, com obstáculos e percalços, para fazer do PTB um partido transformador e que tem história, que fez história e cuja história se confunde com a história do Brasil.

Nessas quase sete décadas, não abaixamos a cabeça, não fraquejamos e não paramos, porque somos um partido que arregaça as mangas e vai à luta pelo povo e com a força do povo.

Aprendemos uma grande lição deixada a nós por Getúlio, de que quem muda, quem faz o Brasil crescer, avançar e continuar grandioso como é hoje é o povo.

Tudo o que o Brasil é, é graças ao esforço de cada brasileiro.

Nossa missão como político, dirigente partidário, militante, de agente político, enfim, é ajudar a levar o Brasil para frente, e, pela política, ajudar cada brasileiro a dar o próximo passo, e para frente.

Pois era isso que Getúlio Vargas queria: um Brasil de todos os brasileiros.

Getúlio dizia: “mais cedo ou mais tarde, o meu destino estará encerrado, mas o Partido Trabalhista Brasileiro ficará além da minha vida, assegurando a imortalidade dos sentimentos que o criaram e da necessidade nacional que o estruturou”.

Portanto, meus amigos e minhas amigas, agradeço por todos os que, como nós, celebram uma data tão importante para o partido, e no intuito de cultivar as raízes, buscar inspiração para os anos seguintes e reafirmar as ideologias do partido.

Quero dizer também que não estaríamos comemorando esta data se não fosse pelo presidente Roberto Jefferson.

Foi ele quem deu início, em 2011, a esse belo ciclo do qual temos orgulho em dar continuidade.

Roberto Jefferson ama o PTB, e nesses anos todos jamais deixou de lutar pelos sonhos e ideais que o nosso partido defende.

Assim como foi Getúlio, Roberto Jefferson é um grande homem do nosso partido.

Relembro que em nossa última convenção nacional, em 2012, em Brasília, foi decidido, por unanimidade pelos convencionais, que todo dia 19 de abril o PTB homenagearia o seu fundador.

Uma conquista bonita, justa e que sempre será cumprida.

Essa decisão é sagrada, está em nosso Programa e Estatuto, porque queremos fazer com que esta data seja especial para cada um de nós, e para a consolidação diária e fortalecimento da história do PTB.

Temos a certeza de que fazer esse ato é certo, é importante, é coerente, pois não existe futuro sem passado.

E nós, do PTB, temos orgulho da trajetória do partido do qual fazemos parte e em cultivar o legado que a nós foi deixado.

Quero aproveitar a ocasião e dizer a vocês que estamos trabalhando diariamente para que neste ano possamos acrescentar mais um capítulo de triunfos na história do nosso partido: aumentar nossas bancadas, no Congresso Nacional e nas Assembleias Legislativas, e fazer governos estaduais.

A tarefa pode ser difícil, mas não impossível.

Temos condições para isso, conhecemos nosso potencial e a força da nossa história.

Mas, peço o apoio e o engajamento de todos para consolidarmos esse projeto, porque só assim, somado à nossa qualidade, com uma nova representatividade numérica no Congresso, nas Assembleias e fazendo governos estaduais, poderemos trabalhar, com mais vigor e rigor, por uma política mais sólida e que assegure a todos os brasileiros, seja nas grandes ou pequenas cidades deste nosso país de dimensões continentais, mais oportunidades e mais direitos.

Por isso, meus amigos e minhas amigas, honrando nosso passado, vamos semear o presente para no futuro colhermos bons frutos.

Porque esse é o PTB, o partido de quem trabalha.

E somos como diamante, difíceis de quebrar.

Vamos à luta, amigos!Viva o Brasil, viva o PTB, viva Getúlio Vargas!Saudações trabalhistas!Benito GamaPresidente Nacional do PTB