Presidente do PTB apresenta sugestões para debate sobre a reforma política

PTB Notícias 12/06/2007, 13:03

O presidente nacional do PTB, Roberto Jefferson, ao comentar em seu blog nesta terça-feira, 12, a respeito da iminente votação da reforma política pela Câmara dos Deputados, faz algumas sugestões para aquecer o debate em torno dos pontos fundamentais desta reforma, como lista partidária, cláusula de barreira, entre outros.

Leia abaixo alguns pontos defendidos pelo presidente do PTB para a reforma política:”Lista partidáriaNão vou entrar no mérito se o momento é oportuno ou não para fazer a reforma política, pois creio que ela é necessária.

E vou colocar alguns pontos que defendo, até para acender o debate.

Sou a favor da lista partidária.

Com ela, acaba o financiamento individual, que passa a ser de responsabilidade do partido, diminuindo a corrupção.

A lista moraliza a vida pública.

Financiamento públicoSou contra.

O financiamento de campanha pode ser privado, mas precisa de regras claras.

Não é o financiamento privado que desmoraliza a vida pública; o que desmoraliza é o financiamento individual.

Fidelidade partidáriaÉ imprescindível.

Cláusula de barreiraSou pela cláusula de barreira, mas ela tem de ser municipal.

Só pode existir o partido que fizer 2% dos votos em 50% dos municípios brasileiros.

O governo municipal é que tem de ser fortalecido (com efetiva reforma tributária, para tirar a concentração financeira das mãos do Estado).