Presidente do PTB de Tocantins debate situação indígena

PTB Notícias 19/04/2007, 10:48


O deputado estadual e presidente do PTB de Tocantins, José Geraldo, fez um pronunciamento, na manhã desta quarta-feira (18/04), voltado às questões indígenas do Estado do Tocantins.

Abordando o dia do Índio, comemorado neste 19 de Abril, o parlamentar apontou desde a importância cultural destes povos no Tocantins até os problemas enfrentados pelos índios atualmente.

A preocupação com a saúde e a educação foi o foco central do pronunciamento do deputado petebista.

O parlamentar aproveitou para registrar os casos das crianças indígenas que estão morrendo por causa de diarréias, desnutrição e doenças ligadas a questão sanitária, bem como da população adulta que sofre com o atendimento médico precário na reserva.

“Mesmo tendo garantido em Lei, um subsistema de saúde indígena, ligado diretamente ao Ministério da Saúde, através da FUNASA, os avanços nas políticas de saúde indígena não vieram.

O que presenciamos constantemente junto aos povos indígenas, é um descaso na atenção à saúde, seja na prevenção, promoção ou recuperação da mesma” afirmou José Geraldo.

Já a respeito da educação, José Geraldo destacou que, embora o Conselho de Educação Escolar Indígena tenha sido criado em 2005, os problemas ainda permanecem.

“Eles não possuem uma escola com cara e rosto indígena.

As escolas não construíram seus currículos escolares indígenas, não há um calendário específico, falta um cardápio específico da merenda escolar”, esclareceu.

O petebista finalizou solicitando à Assembléia Legislativa de Tocantins uma conferência, denominada “Nossos povos indígenas, cidadãos Tocantinenses”, com a participação de autoridades federais e estaduais, juntamente com a comunidade indígena para discussão dos problemas enfrentados por várias etnias no Tocantins.

“Queremos senhor presidente, é ter o que comemorar no Dia do Índio e para que esta data não seja apenas um referencial de pouca importância” ressaltou.

O líder do governo na Assembléia Legislativa, deputado Paulo Roberto (DEM), se colocou a favor do pronunciamento do deputado José Geraldo, e aproveitou para anunciar que o Governo também apóia e defende os projetos e trabalhos que visem o benefício da comunidade indígena do Estado.

Já o deputado Amélio Cayres, líder do bloco de oposição na casa, solicitou a ajuda do deputado petebista para a criação de uma secretária especial de assuntos indígenas no Tocantins.

Agência Trabalhista de Notícias