Presidente do PTB Guarujá defende curso de música para jovens sambistas

PTB Notícias 18/02/2010, 13:04


As escolas de samba trabalham o ano todo para oferecer um desfile de requinte e beleza, porém, iniciativas conjuntas com o poder público, poderiam dar às agremiações um caráter mais social.

Em entrevista no programa Painel Regional (Santa Cecília TV), na última terça-feira (16/2), o presidente do Diretório Estadual do PTB de Guarujá, Carlos Henrique da Fonseca, Carlinhos Saraiva, defendeu parcerias entre o Poder Público e as escolas de samba para oferecer cursos gratuitos de música aos jovens das comunidades.

Carlinhos Saraiva ressaltou a importância de estimular o desenvolvimento da musicalidade do jovem, além de oferecer a oportunidade de se aprender um ofício.

“É no desenvolvimento da musicalidade que você busca a essência do jovem”.

Para Carlinhos Saraiva, é importante ainda que o poder público fomente a cultura popular do samba, dando voz às comunidades, de modo que ela seja passada de geração em geração.

Outro destaque de sua entrevista foi sobre o carnaval metropolitano.

Carlinhos Saraiva, que foi presidente do Vila Souza Atlético Clube, em Guarujá, e acompanhou de perto muitos dos trabalhos de preparação da comunidade da Mocidade Amazonense, para os desfiles, louva a iniciativa de se fazer um carnaval integrado entre os municípios da Baixada Santista, mas comentou que a regionalização tira o brilho das escolas de samba.

Carlinhos explicou que as agremiações estão enraizadas em suas comunidades, que desejam desfilar em sua própria cidade onde têm identidade.

“As escolas de samba representam a sua comunidade e levam para a passarela do samba as raízes dessa comunidade, o que em outra cidade, perderia o sentido”.

fonte: Secretaria de Comunicação do PTB do Guarujá