Presidente do PTB homenageia Getúlio Vargas, por sua data de nascimento

PTB Notícias 19/04/2015, 12:32

Leia abaixo a Palavra da Presidente, de Cristiane Brasil, em homenagem ao ex-presidente Getúlio Vargas: Amigas e amigos trabalhistas, Nascido em São Borja, há exatos 133 anos, este brasileiro chamado Getúlio Dornelles Vargas até hoje é lembrado em nossa história como o maior dos estadistas do país.

Getúlio foi também o líder mais amado por seu povo, e o presidente que deixou o maior legado de conquistas para a população desde a implantação da República, em 1889.

Mesmo após 61 anos de sua morte, Getúlio Vargas ainda é lembrado como um dos melhores governantes que o país já teve.

E não poderia ser diferente, já que Getúlio liderou uma profunda transformação social no Brasil.

Os seus feitos foram muitos e até os dias atuais beneficiam todo o conjunto da nossa população.

Senão vejamos: Foi ele que legalizou a luta de classes, e organizou os trabalhadores urbanos em sindicatos.

No plano cultural, renovou o setor educacional ao criar o Ministério da Educação, também e dinamizou a cultura brasileira.

Criou o Ministério do Trabalho e revolucionou a legislação trabalhista no Brasil, unificada na CLT, até hoje vigente.

Com Getúlio tivemos o direito de o trabalhador entrar para um sindicato e fazer greve, e os principais benefícios para quem trabalha surgiram com Getúlio: as férias pagas, a carteira de trabalho, o salário mínimo, a indenização por tempo de serviço, a estabilidade no emprego, a jornada de oito horas, o Estatuto do Trabalhador Rural, a Previdência Social.

Não foram poucos os feitos de Getúlio Vargas.

Com ele foram criadas a Petrobras, a Eletrobras, o Departamento de Correios e Telégrafos, o Conselho Nacional de Petróleo, a Companhia Siderúrgica Nacional, matriz de nossa industrialização, a Vale do Rio Doce, o BNDE (depois virou BNDES), o Banco do Nordeste.

Também foi Getúlio que criou o Código Florestal, que estabeleceu o Código Eleitoral, e com ele, o voto secreto e o voto da mulher.

Foi ele que sancionou a lei sobre liberdade de imprensa.

No fim da segunda grande guerra mundial, e com a retomada do movimento de redemocratização do Brasil, Getúlio Vargas criou o Partido Trabalhista Brasileiro, para dar voz política aos trabalhadores e se tornar a principal agremiação das massas que passaram a ser beneficiadas com as novidades da legislação trabalhista.

Com Vargas, o PTB surgiu como um partido que tinha por função canalizar os esforços investidos pelo governo na organização sindical dos trabalhadores, para que no partido estivesse clara a marca do trabalhador sindicalizado.

Historiadores são unânimes em afirmar que a estratégia de Getúlio Vargas, de criar um partido para a defesa intransigente do trabalhador brasileiro, foi bem sucedida com o PTB.

Foram muitas as melhorias que Getúlio Vargas deixou para a sociedade brasileira.

Portanto, são inúmeros os motivos que temos para hoje, 19 de abril, reverenciarmos a memória deste que é um dos mais ilustres brasileiros de nossa história.

Tanto na gaúcha São Borja, onde ele nasceu, como em muitas outras cidades do País, diversas homenagens estão sendo feitas ao líder que iniciou o ciclo de modernização do País.

Nós, trabalhistas, não só reverenciamos a memória de Getúlio Vargas, como consideramos que a principal marca do PTB é a de ser um partido defensor do trabalhador e continuador da obra social deixada por ele, nosso patrono vitalício.

Encerro esta homenagem com as palavras de Roberto Jefferson, nosso Presidente de Honra, pronunciadas há alguns anos diante do Mausoléu de Vargas, em São Borja: “nós petebistas temos o dever quase que religioso de cultuar a memória daquele que nos deu à vida, que é Getúlio Vargas, o fundador do PTB.

E o maior primado de Getúlio repousa, a sua maior lição, o seu maior legado, na opção pelo trabalhador.

Esse é o caminho que o PTB não pode abdicar.

Essa é a estrada que o PTB não pode deixar de caminhar.

O destino e o objetivo do PTB é a defesa intransigente e permanente do trabalhador brasileiro”.

Nós somos a continuação desta bela história.

Portanto, que nós, petebistas, continuemos unidos na luta pelo legado de Vargas, construindo o futuro do trabalhismo e contribuindo decisivamente para fazer do Brasil um País melhor e mais justo, e os brasileiros prósperos e felizes.

Cristiane BrasilPresidente Nacional do PTB